Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Inventário de extinção do Convento de São Miguel de Bustelo

Description level
File File
Reference code
PT/TT/MF-DGFP/E/001/00069
Title type
Atribuído
Date range
1834 Date is certain to 1836 Date is certain
Dimension and support
1 proc.; papel
Scope and content
Contém o inventário dos bens móveis e imóveis do Convento dos religiosos da Ordem de São Bento.

A 14 de Abril de 1834, o Dr. José Joaquim da Cunha e Veiga, abade da freguesia de Rio de Moinhos comissionado por Alexandre Alberto de Serpa Pinto, subprefeito da comarca de Penafiel, frei Isidoro de Santo António Lacerda, João José Barbosa, escrivão, procederam ao auto de investigação sobre o número de religiosos que habitaram nesse Convento.

Contempla a descrição dos bens móveis da Igreja, nomeadamente Cálice, corporais, paramentos, entre outros.

Integra a descrição de roupa de cama, mobiliário, e objetos da cozinha e despensa, adega, Casa do Hospício, albergarias, sala da Livraria, coro, entre outros.

Inclui termo de depósito, notificação dos louvados, do caseiro da Quinta da Granja, autos de arrematação, arrendamento da cerca e prédios rústicos, entre outros.

Compreende a descrição da Igreja e seus altares: do Sacramento, Nossa Senhora da Saúde, entre outros, da livraria, e também dos livros pertencentes ao coro.

Contém a relação de caseiros devedores ao Convento moradores nas freguesias de: Bustelo, São Martinho de Penafiel, São Tiaguinho, São Pedro de Croca, Santa Marta, Milhundos, Duas Igrejas, Guilhufe, São Pedro da Boa Vista, Marecos,

Prozelo, Gandra, São Vicente de Pinheiro, São Mamede de Canelas, Castelães de Cepeda, Novilas, Santa Marinha, Nespereira, São Vicente de Goim, Aveleda, São Martinho de Penacova, entre outros.

Contempla o auto de arrendamento da Quinta da Granja, bem como o auto de declaração do ex-abade - sob custódia, visto que se encontrava preso - do abandonado Convento acerca de objetos em falta.

Inclui a "Lista 114 de arrematação perante o governador civil do distrito do Porto no dia 27 de Setembro de 1836" (impresso), em cumprimento da Carta de Lei de 15 de Abril de 1835 com os seguintes bens:

- Cerca, campos e terras adjacentes, Quinta da Granja, Convento de São Pedro de Cete (concelho de Cete), cerca, casas velhas, Hospício de Vilela (freguesia de Vilela, concelho de Aguiar de Sousa), Quinta junto ao Hospício, Casal das Portas, Casal de Marnel, Casal da Gesta, entre outros prédios rústicos.
Physical location
Ministério das Finanças, Convento de São Miguel de Bustelo, cx. 2202
Original numbering
IV-D-18 (6), n.º 68
Language of the material
Português
Creation date
12/01/2012 12:53:48
Last modification
12/07/2016 12:40:46