Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Inventário de extinção do Convento de Santa Maria do Carvoeiro

Description level
File File
Reference code
PT/TT/MF-DGFP/E/001/00084
Title type
Atribuído
Date range
1834 Date is certain to 1837 Date is certain
Dimension and support
1 proc. (100 f.); papel
Scope and content
Contém o inventário dos bens móveis e imóveis do Convento dos religiosos da Congregação de São Bento, situado no termo da vila de Barcelos.

A 7 de maio de 1834, o desembargador Domingos José Mendes da Rocha, comissário da diligência para a supressão do mesmo, principiou o inventário precedido da nomeação da cabeça de casal que recaiu no padre frei Luís dos Serafins Saraiva, representando os oitos religiosos da comunidade, sendo escrivão Joaquim José Pereira Castiço.

Integra o inventário dos objetos de culto da Igreja, sacristia, paramentos ordinários e de seda de ouro, roupa branca, objetos de metal, missais, entre outros.

Compreende a descrição da vasta livraria registada por Domingos José de Faria, escrivão.

Contempla a descrição e avaliação dos objetos do convento: da cela do ex-abade, móveis de outros dormitórios, bem como da Casa de Comer dos hóspedes, Casa da Barbearia, refeitório, cozinha, forno, celeiro, adega, bens semoventes, abegoaria, despensa, entre outras dependências.

Inclui a descrição do cartório, descrição e avaliação das dívidas ativas incluindo os nomes dos devedores e localidades.

Contém a descrição e avaliação dos prédios rústicos e seu rendimento, foros e pensões pagas ao Convento, legados pios.

Inclui também a cópia das guias com a escolha da nova residência pelos religiosos que se encontravam no convento, para diversas localidades, tendo alguns ido residir no lugar onde nasceram.

Integra a cópia da Portaria que manda entregar no Depósito da Recebedoria Geral os objetos preciosos, e o auto para peso e avaliação da prata inventariada.

Reúne ainda, a nova louvação do edifício do Convento e da Igreja registada por Francisco José de Barros, escrivão (1837).
Physical location
Ministério das Finanças, Convento de Santa Maria do Carvoeiro, cx. 2203
Original numbering
IV-D-19 (16), n.º 84
Language of the material
Português
Creation date
27/02/2012 18:45:48
Last modification
12/07/2016 12:45:25