Available services

Inventário de bens de Inácio Martins Chaves

Description level
File File
Reference code
PT/TT/IFF/009/0084/00002
Title type
Atribuído
Date range
1804 Date is certain to 1804 Date is certain
Dimension and support
135 f.; papel
Scope and content
- Cônjuge: Teresa Maria da Conceição.

- Profissão: mercador da classe de lençaria, com loja no seu arruamento.

- Falecido em: 25 de Janeiro de 1804.

- Inventariante: a mulher.



Contém:

- Petição da viúva; - auto de juramento; - termo de louvamento da inventariante;- Nomeação feita pelo intendente e deputados da Mesa do Bem Comum dos Mercadores dos mercadores que irão avaliar as fazendas da loja do inventariado. Documento assinado por Pedro António da Silva Pedroso, Honório Luís Ferreira, António José Rodrigues da Silva e José Pinto de Castro. Foram nomeados: Manuel António de Oliveira, e José da Costa Novais, mercadores da classe de lençaria; - traslado do testamento seguindo-se o traslado da abertura do testamento; - Notificação dos mercadores acima nomeados; - termo de juramento dos louvados.

- Inventário: - Fazendas da loja e armazém.

- Notificação de Francisco José de Barros, com loja de droguista; - Termo de juramento.

- Inventário: - drogas: óleo de linhaça e ruiva.

- Notificação de mestres latoeiro, marceneiro; - Termo de juramento.

- Inventário: - armação e móveis de madeira, peças de cobre, peças de estanho, peças de arame, peças de ferro, loiça inglesa.

- Notificação de António Felisberto Botelho, mestre pintor de figuras; - Termo de juramento.

- Inventário: - Painéis.

- Inventário: roupa, fato do inventariado.

- Notificação de mestre pedreiro; - termo de juramento.

- Inventário de propriedades.

- Inventário: - mais fazendas; - dívidas ativas; - peças de ouro e prata; - relógios: relógio de bufete, mostrador de esmalte azul em roda com dias de mês horas e meias horas numa caixa dourada, com duas figuras em cima e outras mais tudo do modo e tudo é bronze e assento de pau preto com sua manga de vidro, do autor Chez Oris (Cheoris) a Paris; relógio de bufete, mostrador de emalte, com letras de conta encornadas e azúis? com caixa de jaspe com figuras lavradas, com pé de bronze, assento de tábua preta. Autor Cordenous Paris, com sua manga de vidro; relógio de bufete, mostrador de esmalte dando horas e meias horas e quartos em sua caixa de madeira pintada com algum ouro; relógio de bufete inglês autor Espenser Parlhens, mostrador de esmalte com ponteiros fingidos, molavares, dando horas minuetes e marcha depois das horas com caixa de pau ébano guarnecida com bronze envernizada; relógio de algibeira, de ouro esmaltado de azul com duas figuras circulado de pedras e à roda com seu círculo branco com pontinhas ponteiros de pedras, cadeias de osso de dois vidros Autor Fr.es Vugnier A Génova número oito mil duzentos e noventa e um; relógio de algibeira de Pechisbeque mostrador de esmalte guarnecido com círculo de pedras ponteiros do mesmo com seu esmalte verde-mar e cor de obreia com três figuras com algumas pedras à roda cadeias de osso. Autor. Jlr La Rais a Paris número oito mil e vinte e um.

- Escravos.



O processo correu pelo Juízo dos Órfãos de Lisboa, Repartição de Alfama, cartório do escrivão Francisco Xavier Delgado da Cunha Toscano.
Documental tradition
-
Physical location
Feitos Findos, Inventários post mortem, Letra I, J, mç. 84, n.º 2
Language of the material
Português
Creation date
03/07/2012 10:45:24
Last modification
14/02/2024 10:25:13