António Augusto Esteves Mendes Correia

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/TT/AEMC
Title type
Atribuído
Date range
1942 Date is uncertain to 1955 Date is uncertain
Dimension and support
1 mç. (150 doc.); papel
Biography or history
António Augusto Esteves Mendes Correia, antropólogo, nasceu a 4 de abril de 1888, no Porto, e morreu a 7 de janeiro de 1960, na cidade de Lisboa. Licenciou-se em Medicina em 1911 e foi nomeado assistente de Ciências Biológicas na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, onde começou a ensinar Antroplogia. Dois anos mais tarde, em 1913 fez provas públicas nesta mesma Faculdade, apresentando a dissertação: "Os criminosos Portugueses (Estudo de Antropológia Criminal)". Apesar de ser licenciado em Medicina, António Mendes Correia dedicou-se sobretudo ao ensino e investigação científica. Foi professor de Geografia e Etnologia na Faculdade de Letras do Porto e professor catedrático da Faculdade de Ciências da mesma cidade. Para além da docência, Mendes Correia ocupou diversos cargos diretivos, tendo sido diretor do Instituto de Investigação Científica e Antropológica da Faculdade de Ciências do Porto (1923), diretor da Escola Superior Colonial, que mais tarde se veio a chamar Instituto Superior de Estudos Ultramarinos (1946), e presidente da Sociedade de Geografia de Lisboa (1951), entre outros.

António mendes Correia ajudou ainda a fundar diversos institutos, sociedades, museus e laboratórios científicos tais como o Museu Antropológico do Instituto de Antroplogia da Universidade do Porto e a Sociedade Portuguesa de Antropologia e Etnologia. No âmbito da política, foi Presidente da Câmara Municipal do Porto de 1936 a 1942 e deputado da Assembleia Nacional a partir de 1945.
Acquisition information
Documentação adquirida, por compra à Livraria Chaminé da Mota (Porto), em 17 de Novembro de 2010.
Scope and content
A documentação produzida por António Augusto Esteves Mendes Correia é representativa das suas actividades, referentes, quase exclusivamente à década de 1945-1955.
Arrangement
A documentação encontra-se tratada arquivísticamente.
Access restrictions
A documentação está disponível para consulta.
Language of the material
Português
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.
Creation date
20/09/2012 11:10:28
Last modification
20/11/2013 12:08:54
Record not reviewed.