Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Relação de passageiros

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/AC/GCL/H-D/011/00026
Title type
Formal
Date range
1895-03-01 Date is certain to 1895-04-17 Date is certain
Dimension and support
1 cx. (117 doc.); papel
Scope and content
As listas ou relações de passageiros incluem as seguintes informações: número de passageiro, nome, naturalidade ou nação a que pertencem, profissão, idade, estado civil, títulos que os legitimam, local de embarque, local de desembarque, número dos passaportes ou dos vistos, passageiros deportados, degredados e praças presos sujeitos a degredo militar para Africa Ocidental e observações.

Nas observações constam informações relativas ao número dos passaportes, aos vistos da Polícia (Lisboa e Porto), baldeação de passageiros, a passageiros falecidos a bordo, a pessoas que não embarcaram, etc.

A relação dos passageiros destacam a emigração com destino a Europa, Africa, Brasil e América. São várias as companhias de navegação, que vão desde a portuguesa, Empresa Nacional de Navegação (principalmente para Africa), a Red Cross Line que serviam Belém do Pará, a Royal Mail, entre outras. Os documentos destacam as companhias e os vapores que cobriam a distância dos portos do Brasil a Lisboa. Realçam as entradas e saídas de embarcações, acrescentando pormenores úteis, como nacionalidade, tipo, tonelagem, porto de origem ou de destino e tempo de viagem. Destacam as escalas nos vários portos onde os vapores tocavam. Muitos deles ligados a linha de Liverpool a Valparaíso e Callao da Pacific Steam com ligação direta de Lisboa ao Rio de Janeiro, Santos, Manaus e Pernambuco: os paquetes tocavam em Lisboa duas a três vezes por mês. Os documentos destacam a quantidade de vapores e paquetes nacionais e estrangeiros, provenientes de portos africanos, brasileiros, ingleses, franceses, espanhóis e alemães. Realçam estes meios como os grandes transportadores de passageiros principalmente entre Portugal, Europa, Africa Ocidental, América e Brasil.
Access restrictions
Livre.
Conditions governing use
Livre.
Physical location
Governo Civil de Lisboa, Relação de Passageiros, cx. 26
Previous location
Caixa 26.
Language of the material
Português, inglês, francês e alemão.
Type of container
Caixa
Location of originals
Sala 1; Corpo 41.
Creation date
23/08/2010 00:00:00
Last modification
22/03/2024 16:24:41