Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

"Passeio Público, Lisboa"

Description level
Item Item
Reference code
PT/TT/FSCR/000004
Title type
Formal
Descriptive dates
[entre 1850 e 1882]
Dimension and support
1 doc. fotográfico (positivo estereoscópico, p/b, albumina, 8x17 cm); papel
Custodial history
Acrescentado a lápis, no verso do cartão de suporte, está o n.º 32, sobre outro número anteriormente escrito também a lápis.
Scope and content
Retrato de grupo, com figuras dispostas a diferentes distâncias na alameda do antigo Passeio Público de Lisboa. Este tipo de composição dos retratos de grupo é paradigmático na estereoscopia.

O visionamento estereoscópico revela forte efeito de profundidade, gerado pela distribuição dos elementos figurativos pelos vários planos, o que acaba por potenciar também o efeito tridimensional.

As imagens têm os limites superiores arredondados. O cartão de suporte é de cor creme e tem os cantos cortados; no verso existem o título manuscrito e uma rubrica contendo o apelido Lino.
Physical location
Fernando Santana Cardoso, doc. 4
Previous location
Portugal, Arquivo Nacional de Fotografia, Fernando Santana Cardoso, doc. 5. Portugal, Centro Português de Fotografia, Arquivo de Fotografia de Lisboa, Fernando Santana Cardoso, doc. 11.
Language of the material
Português
Physical characteristics and technical requirements
Situação detetada em 2014: Marcas pontuais e amarelecimento.

A utilização de visor estereoscópico (aparelho não disponível no ANTT) é imprescindível para a plena fruição das imagens, com observação de efeitos.
Alternative form available
Cópias em formato digital (frente e verso). Nomes dos ficheiros: PT-TT-FSCR-004_m0001 e PT-TT-FSCR-004_m0002.
Notes
Esta estereoscopia está também reproduzida, juntamente com outras cinco desta coleção, no "site" do projeto de investigação "Cultura Visual Estéreo - A Cultura Visual da Fotografia Estereoscópica Portuguesa" (Centre for Research in Applied Communication, Culture and New Technologies - CICANT e Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias - ULHT): "Stereo Visual Culture". [Em linha]. [Consult. 10 set. 2014]. Disponível em www: URL: https://stereovisualculture.ulusofona.pt/galeria_torre_tombo.php
Creation date
14/03/2014 14:20:03
Last modification
20/11/2014 08:32:58