Available services

Livro de registo das provisões e alvarás de provimentos do reinado de D. João III

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/MSCC/L089
Title type
Formal
Date range
1541 Date is certain to 1559 Date is certain
Dimension and support
1 liv.
Scope and content
Registo de alvarás e de cartas de D. João III, confirmando alvarás anteriores dados em nome do cardeal D. Henrique, administrador perpétuo do mosteiro, ou dados em nome do infante D. Duarte, comendatário perpétuo do mosteiro, de mercê de ofícios, do priorado e das obras que decorriam no mosteiro, de esmolas em pães do refeitório a várias pessoas e também em dinheiro à Misericórdia de Coimbra, ou ordenando rações e vestiaria às Donas do mosteiro de São João de Santa Cruz, recolhidas no mosteiro de Santa Ana de Coimbra (1542) (cf. doc. do f. 24), a carta régia de criação do bispado e cidade de Leiria, e seu desmembramento do priorado de Santa Cruz (f. 83-83v.), alguns registos de pagamentos, o rol das coisas que o Infante deu a seus criados (f. 91-93), entre outros assuntos.

As citadas provisões notificavam os oficiais da fazenda do infante D. Duarte, a fazerem o respectivo assento nos livros da sua fazenda e a darem as ordens de pagamento anuais ao recebedor das rendas do priorado, devendo as mesmas ser registadas no livro da fazenda do Mosteiro, e no livro de despesas do recebedor, pelo escrivão deste cargo. O contador tomava as contas anualmente aos oficiais que recebiam e despendiam rendas do mosteiro ou do que houvesse de dar conta, enviava-as recenseadas e assinadas por si à Corte, onde eram entregues a quem o rei determinasse, sendo-lhe depois enviadas as quitações dos recebedores assinadas pelo rei (f. 42-43v.).

Registos feitos por Simão de Figueiredo, escrivão da fazenda do priorado de Santa Cruz de Coimbra (v. f. 39), rubricado por Vasco Fernandes Ribeiro, contador do mesmo, que também tinha o ofício das obras (f. 42-44 e 96 v.).

Tem solto um resumo do conteúdo.
Physical location
Cónegos Regulares de Santo Agostinho, Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, liv. 89
Language of the material
Português
Notes
Notas ao elemento de informação 'Título': Título patente no ID L 291.
Creation date
17/03/2015 11:15:53
Last modification
10/02/2022 08:39:06
Record not reviewed.