Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Composição entre o conde Sisnando, governador de Coimbra e o bispo D. Paterno, em que estabelecem que os frades da Sé de Coimbra, devem seguir as regras de Santo Agostinho, e lhes entregam a Igreja de Santa maria e as casas que ficam adjuntas à dita igreja

Description level
Item Item
Reference code
PT/TT/CSC/1DP01/020
Date range
1086-04-13 Date is certain to Date is certain
Dimension and support
1 doc.; perg.
Custodial history
Trata-se de um documento falso. Durante muito tempo considerou-se ser este o documento da fundação do cabido da catedral conimbricense. No entanto este documento não é autêntico como não o são outros documentos da época. A análise paleográfica e diplomática realizadas ao documento comprovam a sua falsidade. Um preâmbulo histórico longo, a utilização de vocábulos como “ canonica”, “canonici”, “vita canonica” ou “prior” são considerados anacrónicos para a época. Segundo Maria do Rosário Barbosa Morujão “este documento é não a carta de fundação do cabido de Coimbra mas uma narração da história da sua criação no tempo de D. Paterno sob a égide de D. Sesnando. A obediência à regra de Santo Agostinho constitui uma interpolação, motivada, eventualmente pelo facto de ser essa a obediência capitular habitual na altura em que o documento foi lavrado. O documento deve ter sido escrito por 1132-1135 e inserir-se no contexto das rivalidades entre a Sé de Coimbra e a canónica crúzia nascente”.
Scope and content
Escriba: Martinho, presbítero.
Physical location
Cabido da Sé de Coimbra, 1.ª incorporação, Documentos particulares, mç. 1, n.º 20
Language of the material
Latim
Publication notes
Morujão, Maria do Rosário Barbosa - A Sé de Coimbra : a instituição e a chancelaria (1080-1318). Coimbra: Faculdade de Letras – Universidade de Coimbra. 2005. Existente na Torre do Tombo, Biblioteca, 271.
PORTUGALIAE MONUMENTA HISTORICA: a saecvlo octavo post Christvm vsque ad qvintvmdecimvm... / ivssv Academiae Scientiarvm Olisiponensis edita. - Olisipone : Typis Academicis, 1856-1961. Diplomata et chartae: V. 3, p. 392-393, doc. DCLVII.
Creation date
21/01/2016 09:08:26
Last modification
26/09/2023 12:44:45