Available services

Gravura representando os infantes D. Pedro e D. Luís ainda meninos, feita pelo pai, o rei D. Fernando II

Description level
File File
Reference code
PT/TT/TMB/00002
Date range
1841 Date is certain to 1925-01-22 Date is certain
Dimension and support
2 doc. (147x232 mm; 148x235 mm); papel
Custodial history
Gravura do álbum de D. Elisa Krus, mãe da condessa de Burnay e que esta ofereceu ao genro, Professor Tomás de Mello Breyner, por ocasião de uma ida a sua casa em Lisboa-Bemcasados, em 20 de junho de 1923. A frase que identifica o desenho, na parte superior deste, é da autoria de D. Elisa Krus.

Doação por carta de Maria Teresa Lencastre Mello Breyner Andresen, datada do Porto, 8 de julho de 2015, dirigida ao Director-Geral da DGLAB, de um conjunto de documentos fotográficos, desenhos, e gravura "significativos para a ilustração do referido Diário que herdei de meu Pai Gustavo Andresen que por sua vez os herdou de sua Mãe Maria Amélia de Mello Breyner Andresen e de seus tios António e Amélia de Mello Breyner. Todos os documentos que agora [se] entregam pertenceram ao Professor Thomaz de Mello Breyner, meu bisavô paterno. Temos a expetativa de com este gesto estarmos a começar um acervo em memória de Thomaz de Mello Breyner." Por vontade expressa da Doadora, a citada doação fica associada ao Protocolo de Depósito do Diário do Professor Tomás de Mello Breyner, 4.º conde de Mafra, entre o Estado Português representado pelo Director-Geral do Livro dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), Dr. José Manuel Cortês, e os depositantes Ana Isabel Isasca Dias Marques Andresen e Xavier Dias Marques Andresen, assinado no edifício da Torre do Tombo, no dia 16 de julho de 2015, no edifício do Arquivo Nacional Torre do Tombo. A doação e Protocolo mencionados, estão referidos na publicação feita especialmente para assinalar e distribuir no dia 16 de julho de 2015 (v. liv. 50).
Scope and content
O Professor Tomás de Mello Breyner escreve em registo anexo: "Vi o original num álbum que el-rei D. Carlos I tinha no seu atelier do Paço das Necessidades" (22 de janeiro de 1925).
Physical location
Professor Tomás de Mello Breyner, pasta 1, doc. 2
Previous location
Teresa Andresen N.º 10b.
Language of the material
Português, alemão.
Physical characteristics and technical requirements
Documentos fixados na parte superior a passepartout.
Notes
Nota ao elemento de informação "Dimensão e suporte": dimensão dos documentos.
Creation date
13/09/2016 14:49:14
Last modification
07/04/2017 14:31:46