Casa Pia das Convertidas

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/TT/CPCV
Date range
1690 Date is certain to 1691 Date is certain
Dimension and support
1 liv.
Biography or history
É ainda pouco conhecida a história desta instituição, que terá existido em Lisboa.

É também referida como Casa Pia da Penitentes, Recolhimento das Convertidas, Penitentes Recolhidas, Recolhimento da Natividade de Lisboa ou Recolhimento de Santa Maria Madalena.

Em 1586, foi fundada para recolher e reformar mulheres erradas e arrependidas. Situava-se na Rua das Chagas, desde a Rua do Loreto até à Rua da Horta Seca.

Segundo o padre António Carvalho da Costa, na obra Corografia Portuguesa: "O Recolhimento das Convertidas está situado no bairro das Chagas, e teve princípio no tempo do cardeal Alberto, por indústria dos padres da Companhia de Jesus, no ano de 1586. Governa-se por doze homens nobres, e o provedor sempre é um fidalgo de título. Cada ano se faz nova eleição, a que assiste um padre da Companhia por mandado do prepósito de São Roque, continuando ela até hoje no bem espiritual de suas almas com práticas, e confissões muito a miúdo; e vivem com tanta clausura, e recolhimento governadas por uma regente, (que sempre é mulher de porte) que parece hum reformado mosteiro. Daqui se mandam algumas para as conquitas depois de alguns anos, aonde casam com o favor de nossos reis. Sendo provedor desta casa D. Manuel de Moura, conde de Lumiares, filho de D. Cristóvão de Moura, marquês de Castelo Rodrigo, alcançou do rei D. Felipe II doze moios de trigo de renda, e trezentos mil réis de juro para seu sustento, e breve de Roma para poderem ter o Santíssimo Sacramento na Igreja. O rei D. Pedro II lhe deu também duzentos mil reis de renda cada ano."
Custodial history
Em 2016, em dezembro este livro foi adquirido por doação de Pedro Pinto, que o tinha comprado num alfarrabista.
Scope and content
Contém um livro de despesa.

Fundos Eclesiásticos; Diocesanos ; Lisboa
Arrangement
Ordenação numérica por tipo de unidade.
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.

ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - Casa Pia das Convertidas: catálogo. [documento electrónico em linha]. Lisboa: ANTT, 2015. Acessível na Torre do Tombo, Instrumentos de descrição, L 741.
Publication notes
COSTA, António Carvalho da - Corografia portugueza e descripçam topográfica do famoso reyno de Portugal, com as notícias das fundações das cidades, villas, e lugares que contém; varões ilustres, genealogias das famílias nobres, fundações de conventos, catálogos dos bispos, antiguidades, maravilhas da natureza, edifícios e outras curiosas observações. Lisboa: na officina de Valentim da Costa Deslandes impressor de Sua Majestade, e á sua custa impresso, 1706-1712. v. 3, p. 447
Creation date
15/02/2017 14:44:25
Last modification
09/09/2021 10:59:08