Convento do Monte Calvário de Lisboa

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/TT/CMCL
Date range
1762 Date is certain to Date is uncertain
Dimension and support
1 liv; papel
Biography or history
O Convento do Monte Calvário de Lisboa era feminino, pertencia à Ordem dos Frades Menores, e à Província de Portugal da Observância.

É também desginado por Convento do Calvário desta Corte, Convento do Calvário Extra-muros desta cidade

Em 1617, foi fundado por iniciativa de D. Violante de Noronha, viúva de D. Manuel Teles de Meneses, morto em Alcácer Quibir, e sua filha D. Maria Madalena Teles, na sequência da permanência no Convento da Piedade da Esperança de Lisboa, onde se tinha recolhido junto de sua avó D. Joana de Eça.

O local escolhido foi a Quinta do Porto, junto a Alcântara, à beira-rio, tendo conseguido do rei a licença para fundação do convento e uma tença de 300 mil reis por ano.

Em 1617, a 12 de Dezembro, pelo breve do Papa Paulo V, foi instituído o Convento do Monte Calvário, em tudo semelhante ao Convento da Piedade da Esperança de Lisboa.

Em 1618, a 12 de Agosto já o convento tinha recebido a primeira comunidade constituída pelas freiras soror Inês de São Francisco, professa e abadessa do Convento da Piedade da Esperança de Lisboa, madre Maria da Assunção do Convento de Nossa Senhora da Conceição de Alenquer e a madre Brites da Natividade do Convento de Santa Clara de Trancoso, respectivamente abadessa, vigária e porteira.

Em 1712, a comunidade conta com 33 religiosas e 25 irmãs terceiras.

Em 1755, a 1 de Novembro, o edifício do convento fica em ruínas na sequência do terramoto, e a comunidade é acolhida no Mosteiro da Piedade da Esperança de Lisboa.

Em 1758, o rei manda construir um edifício para acomodar as comunidades e as religiosas provenientes dos conventos do Calvário e de Santa Clara, que se tinham recolhido no Convento de Nossa Senhora da Piedade da Esperança.

Localização / freguesia: Alcântara (Lisboa, Lisboa)
Acquisition information
Em 2015, em Junho, este livro foi adquirido por compra em leilão, a José F. Vicente-Leilões, lote n.º 749.
Scope and content
Contém o registo dos rendimentos da comunidade.

Fundos Eclesiásticos; Ordem dos Frades Menores - Província de Portugal; Feminino
Arrangement
Ordenação numérica por tipo de unidade.
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.

ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - Convento do Monte Calvário de Lisboa: catálogo. [documento electrónico em linha]. Lisboa: ANTT, 2017. Acessível na Torre do Tombo, Instrumentos de descrição, L 740.
Publication notes
FREIRE, João Paulo - Alcântara: apontamentos para uma monografia. Coimbra: Imprensa da Universidade, 1929. Existente na Torre do Tombo, Biblioteca, BC 10490.
Creation date
16/02/2017 09:02:16
Last modification
28/04/2023 10:33:53