Available services

Livro T 3 - Testamentos - Lancastres

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/CABT/0115
Title type
Atribuído
Date range
1614-12-10 Date is certain to 1824-01-26 Date is certain
Dimension and support
1 cx. (24 doc.); papel
Custodial history
A segunda parte do Arquivo da Casa de Abrantes vendida pelo Marquês do mesmo nome ao Professor Doutor António Augusto Gonçalves Rodrigues, e por este proposto para venda ao Estado Português, teve um processo de aquisição iniciado em 1981, com a decisão do seu inventário, o que aconteceu por Despacho do Secretário de Estado da Cultura, datado de 11 de março de 1982, nos termos dos artigos 1.º e 2.º do Decreto-Lei n.º 38 906, de 10 de setembro de 1952. Foi realizado pelas licenciadas Maria Teresa Cardoso do I.P.P.C. e Maria José Leal do ANTT, descreveu 833 documentos, dos quais 212 eram pergaminhos, estava concluído em 10 de setembro de 1982, e destinado a ser publicado em Diário da República. Da introdução do inventário retira-se "Organização existente - Os documentos encontravam-se arquivados em caixas classificadas de origem com a designação de livros, havendo também cadernos e livros. Dentro das caixas a documentação está contida em capilhas. Forma de tratamento das espécies - Manteve-se a ordem encontrada, atribuindo-se às capilhas um número sequencial que englobou também os livros e cadernos. Exceptua-se o caso da correspondência que foi agrupada por remetentes e destinatários, sem se deslocar, no entanto das caixas em que se encontrava. Todos os documentos foram identificados e sumariados. Inventário - Os documentos são descritos por ordem topográfica refletindo assim a organização existente. Omitiram-se os títulos das caixas que nem sempre correspondem rigorosamente ao conteúdo. [...] Faltas - Foram encontradas várias capilhas com sumários de documentos não contidos nas mesmas. As caixas não têm uma sequência rigorosa havendo falhas na ordem alfabética e na ordem numérica [...] Livros A, D, M, O, P, T."

O Proprietário informou, em outubro, ter encontrado uns livros que pertenciam ao mesmo espólio e que não tinham sido catalogados. Estes não fazem parte da aquisição feita em 1995, registada a 24 de fevereiro, pelo ANTT, de 28 livros e de 27 dossiês ao Professor Gonçalves Rodrigues.

Em 2018, no âmbito do tratamento arquivístico realizado, para melhor controlo da dimensão, as caixas receberam um número sequencial ao das caixas do fundo Casa de Abrantes. Os documentos mantiveram a cota atribuída pelas licenciadas Maria Teresa Cardoso do I.P.P.C. e Maria José Leal do ANTT, tal como consta no inventário que ambas realizaram. Neste, os documentos 162 e 167 encontram-se na sequência numérica dos documentos do Livro "M – 3 - Silveiras (Condes de Sortelha)"; os documentos 687 a 696 encontram-se na sequência numérica dos documentos do Livro "P – 2 – Porto (Curiosidades)"; o documento 698 encontra-se na sequência numérica dos documentos do Livro "P – 3 – Porto (Curiosidades)"; o documento 781 encontra-se na sequência numérica dos documentos do Livro "T – 5 – Testamentos – Valentes – Góis - Vasconcelos"; o documento 45 encontra-se na sequência numérica dos documentos do Livro "A – 3 - Alentejo e Silveiras (Antiguidades)". Os documentos 689 a 696, 698, 739 a 748 pertencem ao presente Livro conforme o citado inventário. O documento 45 apresentava ainda mecha cinzenta e os documentos n.º 162, 167, 687, 689 a 696, 698, 739 a 748, 781, apresentavam mecha verde.
Scope and content
Os documentos dizem respeito à instituição da Capela do Salvador no Mosteiro de São Domingos, em Évora, por Nuno Martins da Silveira e Leonor Gonçalves, a D. Luís da Silveira, Conde de Sortelha, Guarda Mor, e a sua mulher, D. Maria de Vilhena, à tença dada a D. Miguel de Noronha, Conde de Linhares, a D. Francisco de Sá e Meneses, a D. Rodrigo de Sá e Meneses e Almeida, Marquês de Fontes, ao óbito de D. Maria Henriqueta de Lorena, Duquesa de Cadaval, à abadia de Santa Margarida de Lousada, ao pedido de Manuel de Távora como administrador do seu filho, o Conde de Vila Nova, para que se pudesse tresladar os documentos respeitantes à Casa de Vila Nova, à nomeação do governador da Fortaleza de Nossa Senhora das Neves de Leça de Matosinhos, à apresentação dos alcaides menores da cidade do Porto, à autorização concedida a D. Pedro de Lancastre, Marquês de Abrantes, para ceder e entregar toda a administração de sua Casa a seu filho, D. José, seu imediato sucessor, e as restrições pedidas, sobre as chaves das portas da cidade do Porto, ao testamento de D. Francisco Luís de Lancastre, Comendador Mor de Avis, ao testamento e quitação do resíduo de D. Filipa de Mendonça, sua mulher, ao testamento de D. Frei José de Lancastre, Inquisidor-Geral, ao testamento de D. António de Lancastre, ao testamento, codicilo, sentença de quitação de contas do testamento de D. Madalena de Lancastre, mulher de D. Pedro de Lancastre, Conde de Figueiró, à redução do testamento em que se julgou falecer ab intestado o Conde de Vila Nova de Portimão, D. Pedro de Lancastre, ao testamento de D. Madalena de Lencastre, filha do Conde de Vila Nova, D. Pedro de Lancastre, ao testamento de Manuel de Vasconcelos, Regedor da Casa da Suplicação.
Physical location
Casa de Abrantes, cx. 115, doc. 45, 162, 167, 687, 689 a 696, 698, 739 a 748, 781
Language of the material
Português
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.
Creation date
30/08/2018 17:10:43
Last modification
05/09/2019 09:52:54