Available services

Documentos da Casa de Abrantes

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/CABT/0123
Title type
Atribuído
Date range
1354-07-23 Date is certain to 1787-03-20 Date is certain
Dimension and support
16 doc.; perg., papel
Custodial history
Em 1978, foram comprados 6 documentos em pergaminho e papel, referentes à vila de Góis, dos séculos XIV e XV, à Livraria Histórica e Ultramarina. Destes, 5 pertencem à Casa de Abrantes. Em 24 de janeiro de 1981, foi feita a aquisição de 12 documentos medievais à mesma Livraria, dos quais 10 pertencem à Casa de Abrantes. Todos estes documentos se encontravam na caixa 5 de "Documentação comprada por inventariar". Em 2019, no âmbito do tratamento arquivístico realizado, os documentos foram cotados com o número de ordem sequencial ao último da caixa 89 do fundo "Casa de Abrantes". Em 2019, a 19 de julho foi adquirido um documento ao Centro Antiquário do Alecrim. O documento foi cotado segundo o mesmo critério. Em 13 de dezembro de 2008, foi adquirido o documento do lote 55 no "Leilão de manuscritos, autógrafos e fotografias" realizado pela Livraria Luís Burnay no Silva's Leiloeiros. Em 2019, o documento foi cotado segundo o mesmo critério.
Scope and content
Públicas formas de escrituras relativas aos Concelhos e Moradores das vilas de Góis e de Salavisa, dos forais antigos de Góis e da vila de Oriola, Breve do papa Pio VI concedendo altar privilegiado de Nossa Senhora de Nazaré, na Igreja da Várzea, documentos relativos a João da Silveira, prior de Góis, privilégio do papa Inocêncio VI concedido a Martim Vasques, senhor de Góis, e a sua mulher, Violante Afonso, documentos sobre o benefício de Góis, sobre a herdade à Fonte de Água dos Peixes, e terras e matos na Figueira dos Manoéis, termo de Ferreira, sobre a Quinta de Oeiras, demarcação de casal e Quinta das Sarzedas, venda e instrumento de posse de uma courela de terra, sobre terras no Alvito. Inclui o Livro da despesa das marinhas do [...] Conde de São Vicente, do seu Morgado dos Silveiras de Santa Iria", o testamento de Pero Esteves, a sentença sobre um feito por apelação em que foram autores Fernão Gomes de Góis, neto dos instituidores do Morgado e Capela sita na Igreja de Santa Justa de Lisboa, e sua mulher, Leonor da Cunha, sua mulher. Menciona D. Diogo da Silveira e a sua mulher, D. Maria de Távora, Fernão Gomes, Martim Afonso de Melo e Diogo Lopes Lobo, os barões de Alvito, a Marquesa de Alvito como tutora e administradora das pessoas e bens de seus filhos, Rodrigo Anes de Sá.
Physical location
Casa de Abrantes, cx. 123, doc. 4972 a 4986
Language of the material
Português
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.
Creation date
12/04/2019 15:55:31
Last modification
10/12/2019 14:55:09