Available services

Livro das Bulas

Description level
File File
Reference code
PT/TT/MSMCM/L001
Title type
Atribuído
Descriptive dates
[16--?]-1766-07-01
Dimension and support
1 liv.; papel
Custodial history
No início do livro, em fólio solto, encontra-se registada a seguinte notícia: "Muitas bulas estavam porventura na arca deste Convento de São Marcos que não se acham neste Livro porque nele não há a Bula do Papa Nicolau V pela qual exime da jurisdição dos Ordinários e de todos seus ministros os mosteiros da Ordem de São Jerónimo. E a Bula de Calisto III pela qual nos concede que aos traslados das bulas concedidas em nosso favor se dê tanto crédito e autoridade como às próprias originais, e estas bulas há na arca deste Convento. E assim pode ser que ha[ja] outras mais que neste livro não há. Pelo que é algum tanto [?]. O Índice solto esteve deslocado nos "Documentos por identificar da Inquisição".
Scope and content
"São traslados em raso das bulas concedidas à Ordem. E para bem, e serem autênticas houveram de ser estes traslados assinados em pública forma por um notário, conferidos com os originais". De facto, antes do primeiro traslado no fólio 1, encontra-se um meio fólio escrito por António José da Costa, notário apostólico, datado de 1 de Julho de 1766 certificando que, estando a decorrer a reforma do cartório do Mosteiro pelo padre frei Francisco Xavier de Santa Paula, cartorário, procurador geral, e nele professo, lhe foi apresentado o presente Livro "com as bulas e rótulos" transcritas desde o fólio 1 ao fólio 111v, para que as autenticasse e conferisse com as próprias que se encontravam no cartório; o que se fez em virtude da Bula concedida aos mosteiros da Ordem pela qual os transuntos e letras apostólicas concedidas tivessem e exibissem a mesma fé e crédito que as originais. Trata-se do traslado autêntico (Évora, 14 de Maio de 1481) da Bula "Sacri Ordinis fratrum Sancti Hyeronimi secundum instituta Sancti Augustini" do Papa Calisto III, dada em Roma, em 25 de Dezembro de 1457.

Encontram-se exclusivamente traslados das bulas concedidas à Ordem em geral e a outros mosteiros.

Segue-se a fólio 1 o texto que vai até fólio 111 (salto de f. 88 para 90 e 95 para 99 por erro de numeração).

No fólio 111v, encontra-se de novo a autenticação do notário apostólico António José da Costa, com a mesma data. Assina também o cartorário frei Francisco Xavier de Santa Paula.

Em f. solto no início do livro, encontra-se a advertência de que nele se não encontram transcritas todas as bulas que há no mosteiro. Contém dois índices.

Encadernação em carneira, lombada com quatro nervuras.
Physical location
Ordem de São Jerónimo, Mosteiro de São Marcos de Coimbra, liv. 1
Original numbering
Plúteo 2.º (Bulas), liv. 1
Language of the material
Latim, português
Physical characteristics and technical requirements
Em 2021, apresenta a encadernação destacada dos cadernos, fólios das guardas soltos. Fólios com pontas dobradas e galerias.
Other finding aid
ESTEVENS, Manuel Santos - "Index [...]", ID L 508, p. 31.

Inventário dos cartórios recolhidos da Biblioteca Nacional em 1912, ID L 283, f. 58-58v, livro 1.
Notes
Nota ao elemento de informação "Âmbito e conteúdo": Bula datada de "8 kalendas de Janeiro".
Creation date
02/07/2021 10:25:12
Last modification
16/11/2021 14:53:01