Artur Santa Bárbara

Description level
Collection Collection
Reference code
PT/TT/ASB
Prominent dates
2.ª metade do séc. XIX e 1.ª metade do séc. XX
Dimension and support
37 doc. fotográficos (negativos e positivos, vidro, cobre, p/b, 6x8cm, 9x12cm, daguerreótipo, ambrótipo, gelatina e sais de prata)
Custodial history
Documentação adquirida por doação feita por Artur Santa Bárbara ao Arquivo de Fotografia de Lisboa do Centro Português de Fotografia em duas parcelas: os negativos em vidro em Abril de 2001, o daguerreótipo e ambrótipos em Julho de 2001.

O Decreto-Lei nº 93/2007, de 27 de Março e a Portaria nº 372/2007 de 30 de Março consagraram a dependência do CPF em relação à Direcção Geral de Arquivos (organismo que resultou da fusão entre o Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo e o Centro Português de Fotografia), e a documentação do Arquivo de Fotografia de Lisboa foi integrada no Arquivo Nacional da Torre do Tombo.

Scope and content
Esta colecção é constituída por imagens de vistas panorâmicas de Sintra: Palácio da Vila, Palácio da Pena, Castelo dos Mouros, Igreja de Santa Maria, Quinta da Penha Verde, Chalé 'Biester', Palácio de Monserrate e Cruzeiro. O daguerreótipo e os ambrótipos são retratos de estúdio.
Arrangement
Ordenação numérica sequencial.
Access restrictions
Documentação acessível ao público, mediante envio de pedido escrito, com indicação das temáticas e do fim a que se destina a pesquisa.
Conditions governing use
A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina a reprodução, às normas que regulam os direitos de propriedade e à legislação sobre os direitos de autor. A utilização da reprodução para efeitos de publicação está sujeita a autorização da Direcção da DGARQ. O serviço informa, caso a caso, das opções disponíveis.
Language of the material
Português
Other finding aid
PORTUGAL. Centro Português de Fotografia. Arquivo de Fotografia de Lisboa - ASB_JSM. [Base de dados em FileMaker Pro 6.0]. Elab. Fátima Mendes. Lisboa: CPF, 2002. Disponível no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, Portugal. Trata-se de um catálogo com imagens associadas.
Alternative form available
Documentação integralmente digitalizada.
Creation date
25/02/2008 00:00:00
Last modification
05/12/2023 11:23:23