António Joaquim Rebelo

Description level
Collection Collection
Reference code
PT/TT/AJR
Prominent dates
2.ª metade séc. XIX- 1.ª metade séc. XX
Dimension and support
25 u. i. com 463 documentos fotográficos (negativos, vidro, p/b, 9x12cm, 13x18cm, 18x24cm, entre outros formatos, gelatina e sais de prata
Biography or history
Desconhece-se a história biográfica de António Joaquim Rebelo.
Custodial history
Documentação adquirida pelo Arquivo Nacional de Fotografia, a António Joaquim Rebelo, em 1983, desconhecendo-se a sua forma de aquisição.

O Decreto-Lei n.º 278/91 de 9 de Agosto ao mesmo tempo que criou o Instituto Português de Museus (IPM), extinguiu a Divisão de Fotografia do IPPC, colocando na dependência directa do Director do IPM a gestão do património fotográfico.

Na lista Espólios do ANF, da responsabilidade de Vitória Mesquita e datada de 1996, este fundo é apresentado como contendo 513 documentos fotográficos, existindo uma discrepância entre a dimensão apresentada nesta lista e a documentação existente.

Através do Decreto-Lei n.º 160/97 de 25 de Junho foi criado o Centro Português de Fotografia (CPF), e na sua dependência o Arquivo de Fotografia de Lisboa. Parte dos fundos custodiados pelo extinto Arquivo Nacional de Fotografia foram incorporados no CPF, sendo transferidos, em Setembro de 1999 do anexo do Palácio da Ajuda, para o edifício da Torre do Tombo, local onde se instalou provisoriamente o Arquivo de Fotografia de Lisboa do CPF.

O Decreto-Lei nº 93/2007, de 27 de Março e a Portaria nº 372/2007 de 30 de Março consagraram a dependência do CPF em relação à Direcção Geral de Arquivos (organismo que resultou da fusão entre o Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo e o Centro Português de Fotografia), e a documentação do Arquivo de Fotografia de Lisboa foi integrada no Arquivo Nacional da Torre do Tombo.

Scope and content
Esta documentação, provavelmente reunida numa colecção por António Joaquim Rebelo, é composta por fotografias da família real portuguesa, incluindo reportagem da vida política de D. Manuel II, em 1908. Apresenta também vistas panorâmicas, paradas militares, retratos, retratos de grupo, procissões, Companhia das Lezírias, hipismo e cenas de caça.
Access restrictions
Documentação não acessível ao público e que aguarda tratamento.
Language of the material
Português
Other finding aid
PORTUGAL. Arquivo Nacional de Fotografia - Conservação: Joaquim António Rebelo. 1995. 1 vols. Acessível no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, Portugal. (Contém Fichas de identificação e reprodução sistemática de documentos fotográficos. Catálogo temático)
Creation date
26/02/2008 00:00:00
Last modification
15/07/2013 10:19:48