Laboratório Industrial Fotográfico Santos de Almeida

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/TT/LSA
Date range
1920 Date is uncertain to 1950 Date is uncertain
Dimension and support
37 u.i. com 6.500 doc. fotográficos (negativos, positivos, vidro, nitrato, acetato, papel, p/b e cor, 35mm, 6x6cm, 6x12cm, 8x9cm, 9x12cm, 13x18cm, gelatina e sais de prata)
Biography or history
Desconhece-se a história administrativa desta casa fotográfica que funcionou em Lisboa, na Rua das Amoreiras, 169-2ºD. No entanto, existe informação que João Santos de Almeida terá executado trabalhos para o Secretariado Nacional de Informação, Cultura Popular e Turismo.
Custodial history
Esta documentação foi adquirida pelo Arquivo Nacional de Fotografia em 1978, desconhecendo-se a sua forma e fonte de aquisição.

Pelo Relatório de actividades 1976-1983 do Arquivo Nacional de Fotografia, elaborado por José Luís Madeira, sabe-se que a documentação esteve armazenada no Museu Nacional do Traje até 1979, de onde passou para duas salas cedidas na Biblioteca Nacional até Fevereiro de 1981, e daí para os imóveis anexos ao Palácio da Ajuda onde começou a funcionar o então designado Arquivo Nacional de Fotografia (ANF), que a partir de 1980 e pelos Decreto-Lei n.º 59/80 de 3 de Abril e Decreto Regulamentar n.º 34/80 de 2 de Agosto passou a estar subordinado ao Instituto Português do Património Cultural.

O Decreto-Lei n.º 278/91 de 9 de Agosto ao mesmo tempo que criou o Instituto Português de Museus (IPM), extinguiu a Divisão de Fotografia do IPPC, colocando na dependência directa do Director do IPM a gestão do património fotográfico.

Na lista Espólios do ANF, da responsabilidade de Vitória Mesquita e datada de 1996, este fundo é apresentado como contendo cerca de 3.500 negativos e 3.000 positivos, informando que esta documentação foi inventariada.

Através do Decreto-Lei n.º 160/97 de 25 de Junho foi criado o Centro Português de Fotografia (CPF), e na sua dependência o Arquivo de Fotografia de Lisboa. Parte dos fundos custodiados pelo extinto Arquivo Nacional de Fotografia foram incorporados no CPF, sendo transferidos, em Setembro de 1999 do anexo do Palácio da Ajuda, para o edifício da Torre do Tombo, local onde se instalou provisoriamente o Arquivo de Fotografia de Lisboa do CPF.

O Decreto-Lei nº 93/2007, de 27 de Março e a Portaria nº 372/2007 de 30 de Março consagraram a dependência do CPF em relação à Direcção Geral de Arquivos (organismo que resultou da fusão entre o Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo e o Centro Português de Fotografia), e a documentação do Arquivo de Fotografia de Lisboa foi integrada no Arquivo Nacional da Torre do Tombo.

Scope and content
Este fundo é constituído por positivos e negativos, contendo vistas panorâmicas de todo o país, reportagens políticas, fábricas, adegas, monumentos, igrejas, pousadas, hotéis, edifícios, jardins, barcos, teatro, reproduções de gravuras, objectos de arte, animais, e cortejos da Exposição do Mundo Português. Existem também retratos de estúdio.
Arrangement
A parte "Positivos" está organizada por ordem alfabética pela designação das localidades portuguesas. A parte "Negativos" está organizada também por localidades portuguesas e por temas. As fichas dos "Positivos" e os envelopes dos "Negativos" têm atribuído um número que não é sequencial. Existe correspondência entre os números dos negativos e os dos positivos.
Access restrictions
Documentação parcialmente acessível ao público (Positivos), mediante envio de pedido escrito, com indicação das temáticas e do fim a que se destina a pesquisa.
Conditions governing use
A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina a reprodução, às normas que regulam os direitos de propriedade e à legislação sobre os direitos de autor. A utilização da reprodução para efeitos de publicação está sujeita a autorização da Direcção da DGARQ. O serviço informa, caso a caso, das opções disponíveis.
Language of the material
Português
Related material
PT/TT/SNI/ARQF. No fundo Secretariado Nacional de Informação existem fotografias da autoria de João Santos de Almeida.
Creation date
2/27/2008 12:00:00 AM
Last modification
7/15/2013 11:03:10 AM