Colégio de São Bernardo de Coimbra

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/TT/CSBRC
Title type
Atribuído
Date range
1498 Date is certain to 1805 Date is certain
Dimension and support
3 liv., 2 mç.; perg., papel
Biography or history
O Colégio de São Bernardo de Coimbra era masculino e pertencia à Ordem de Cister.

Foi fundado pelo Cardeal D. Henrique (abade comendatário do mosteiro de Alcobaça), em 1550, na Rua da Sofia, em Coimbra. Por iniciativa do seu fundador, foram-lhe anexados os rendimentos dos mosteiros de Santa Maria de Ermelo, Santa Maria da Estrela de Boidobra, São Paulo de Almaziva e Santa Maria de Tamarães.

Foi incorporado na Universidade em por carta régia em 1 de Março de 1560.

Por breve papal, emitido já depois de 1596, o reitor do Colégio foi elevado à dignidade abacial, e o colégio passou a ser uma verdadeira abadia.

Em 1834, no âmbito da "Reforma geral eclesiástica" empreendida pelo Ministro e Secretário de Estado, Joaquim António de Aguiar, executada pela Comissão da Reforma Geral do Clero (1833-1837), pelo Decreto de 30 de Maio, foram extintos todos os conventos, mosteiros, colégios, hospícios e casas de religiosos de todas as ordens religiosas, ficando as de religiosas, sujeitas aos respectivos bispos, até à morte da última freira, data do encerramento definitivo.

Os bens foram incorporados nos Próprios da Fazenda Nacional.
Custodial history
Documentação que se encontrava na Biblioteca Nacional enviada pela Inspecção das Bibliotecas e Arquivos para a Torre do Tombo em 1912.

Em Outrubro de 1998, foi decidido abandonar a arrumação geográfica por nome das localidades onde se situavam os conventos ou mosteiros, para adoptar a agregação dos fundos por ordens religiosas.

A descrição da maioria dos documentos foi feita a partir das descrições já existentes nos ID, ou do sumário patente no verso dos documentos.
Scope and content
Contém documentos pontifícios e régios, actas decretais dos visitadores, leis dos capítulos gerais celebrados em Alcobaça e publicados no colégio, obrigações e usos do colégio, foros que possuem.

Um maço de pergaminhos e um maço de documentos em papel (certidões, sentenças, inventários e outros) relativos à administração do mosteiro.

Fundos Eclesiásticos; Ordem de Cister; Masculino
Arrangement
Ordenação numérica específica para cada tipo de unidade de instalação (livros e maços).
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.

Inventário dos cartórios recolhidos da Biblioteca Nacional em 1912 (L 283) f. 46-46v, 61.
Related material
Portugal, Arquivo da Universidade de Coimbra.
Publication notes
"Ordens religiosas em Portugal: das origens a Trento: guia histórico". Dir. Bernardo de Vasconcelos e Sousa. Lisboa: Livros Horizonte, 2005. ISBN 972-24-1433-X. p. 116
Creation date
04/04/2011 00:00:00
Last modification
11/08/2023 09:42:48