Colégio de São Bernardo de Coimbra

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/TT/CSBRC
Title type
Atribuído
Date range
1498 Date is certain to 1805 Date is certain
Dimension and support
3 liv., 2 mç.; perg., papel
Biography or history
O Colégio de São Bernardo de Coimbra era masculino e pertencia à Ordem de Cister.

Foi fundado pelo Cardeal D. Henrique (abade comendatário do mosteiro de Alcobaça), em 1550, na Rua da Sofia, em Coimbra. Por iniciativa do seu fundador, foram-lhe anexados os rendimentos dos mosteiros de Santa Maria de Ermelo, Santa Maria da Estrela de Boidobra, São Paulo de Almaziva e Santa Maria de Tamarães.

Foi incorporado na Universidade em por carta régia em 1 de Março de 1560.

Por breve papal, emitido já depois de 1596, o reitor do Colégio foi elevado à dignidade abacial, e o colégio passou a ser uma verdadeira abadia.

Em 1834, no âmbito da "Reforma geral eclesiástica" empreendida pelo Ministro e Secretário de Estado, Joaquim António de Aguiar, executada pela Comissão da Reforma Geral do Clero (1833-1837), pelo Decreto de 30 de Maio, foram extintos todos os conventos, mosteiros, colégios, hospícios e casas de religiosos de todas as ordens religiosas, ficando as de religiosas, sujeitas aos respectivos bispos, até à morte da última freira, data do encerramento definitivo.

Os bens foram incorporados nos Próprios da Fazenda Nacional.

Localização / Freguesia: Santa Cruz (Coimbra, Coimbra)
Custodial history
Documentação que se encontrava na Biblioteca Nacional enviada pela Inspecção das Bibliotecas e Arquivos para a Torre do Tombo em 1912.

Em Outubro de 1998, foi decidido abandonar a arrumação geográfica por nome das localidades onde se situavam os conventos ou mosteiros, para adoptar a agregação dos fundos por ordens religiosas.

A descrição da maioria dos documentos foi feita a partir das descrições já existentes nos ID, ou do sumário patente no verso dos documentos.
Scope and content
Contém documentos pontifícios e régios, actas decretais dos visitadores, leis dos capítulos gerais celebrados em Alcobaça e publicados no colégio, obrigações e usos do colégio, foros que possuem.

Um maço de pergaminhos e um maço de documentos em papel (certidões, sentenças, inventários e outros) relativos à administração do mosteiro.

Fundos Eclesiásticos; Ordem de Cister; Masculino
Arrangement
Ordenação numérica específica para cada tipo de unidade (livros e maços).
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.

Inventário dos cartórios recolhidos da Biblioteca Nacional em 1912 (L 283) f. 46-46v, 61.
Related material
Portugal, Arquivo da Universidade de Coimbra.
Publication notes
"Ordens religiosas em Portugal: das origens a Trento: guia histórico". Dir. Bernardo de Vasconcelos e Sousa. Lisboa: Livros Horizonte, 2005. ISBN 972-24-1433-X. p. 116
Creation date
04/04/2011 00:00:00
Last modification
30/08/2024 11:56:11