Convento de São João Novo do Porto

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/TT/CSJN
Title type
Atribuído
Date range
1592 Date is certain to 1832 Date is certain
Dimension and support
19 liv.; papel
Biography or history
O Convento de São João Novo situava-se no Porto, era masculino, e pertencia à Ordem dos Eremitas de Santo Agostinho, ou Agostinhos Calçados.

Também era conhecido por Convento de Santo Agostinho do Porto.

Em 1592, Frei Manuel da Conceição, provincial da Ordem dos Eremitas de Santo Agostinho apresentou à câmara Porto um requerimento para lhe ser concedida licença afim instalar na cidade, no sítio de Santo Ildefonso ou em outro lugar, um mosteiro à sua custa. Obtida a autorização de instalação, foi então escolhido o sítio de São João, no qual se adquiriram várias casas.

Em 1602, a 23 de Novembro, o Bispo do Porto D. Gonçalo de Morais, monge beneditino, na qualidade de benfeitor, em virtude da demissão do abade Gonçalo Vieira, entregou a igreja de São João Baptista para serviço do convento. Clemente VIII doou a referida igreja ao convento, repartindo os seus fregueses pela de São Nicolau e pela da Vitória, com a obrigação dos monges celebrarem missa à sua custa e completarem as obras na igreja da Vitória, que estavam por acabar. As obras foram realizadas em 1604.

Em 1613, iniciou-se a construção do dormitório.

Em 1672, a 7 de Agosto, D. Nicolau Monteiro, bispo do Porto, lançou a primeira pedra da igreja do convento. Era prior frei Manuel da Trindade. A construção da igreja foi custeada por esmolas.

Em 1689, em 26 de Outubro, fez-se a trasladação do Santíssimo para a nova igreja.

Em 1732, em 2 de Outubro, o convento tomou posse dos foros de vinho que Manuel de Mesquita de Cidadelhe pagava a frei António Rangel.

Em 1738, a 19 de Outubro, o convento emprazou várias propriedades a Domingos Pereira dos Santos, e sua mulher Rosa de Magalhães Camelo, de Cidadelhe.

Em 1749, a 24 de Janeiro, fazendo-se execução por dívidas a Manuel de Mesquita, foram arrematadas as propriedades que eram foreiras ao Convento.

Em 1759, a 18 de Maio, por bula do papa Clemente XII, a Igreja de Santo Isidro de Romariz foi unida ao Convento, com o consentimento do Colégio da Graça de Coimbra, seu padroeiro.

Em 1834, no âmbito da "Reforma geral eclesiástica" empreendida pelo Ministro e Secretário de Estado, Joaquim António de Aguiar, executada pela Comissão da Reforma Geral do Clero (1833-1837), pelo Decreto de 30 de Maio, foram extintos todos os conventos, mosteiros, colégios, hospícios e casas de religiosos de todas as ordens religiosas, ficando as de religiosas, sujeitas aos respectivos bispos, até à morte da última freira, data do encerramento definitivo.

Os bens foram incorporados nos Próprios da Fazenda Nacional.
Custodial history
Em 1912, a documentação que se encontrava na Biblioteca Nacional, foi enviada pela Inspecção das Bibliotecas e Arquivos para a Torre do Tombo.

Em Outrubro de 1998, foi decidido abandonar a arrumação geográfica por nome das localidades onde se situavam os conventos ou mosteiros, para adoptar a agregação dos fundos por ordens religiosas.
Scope and content
Contém Livro de "memórias da fundação do convento e igreja de S. João Novo da cidade do Porto (...) das suas rendas, e fazendas", livro de obrigações de missas e legados respectivos, livros de receita e despesa da Confraria de Santa Rita, da Irmandade de Nossa Senhora da Correia, do Convento, livro receita e despesa relativas às festas realizadas em honra de São Tomás de Vila Nova, São Gonçalo de Lagos e Santa Mónica, e livros de assentos de entradas e saída de dinheiro do depósito.

A documentação menciona bens situados em Romariz, Cidadelhe, Trovisqueira, Valongo, Vila Verde no termo de Penafiel, Rebordosa.

A documentação refere os Almoxarifados de Coimbra, de Aveiro, de Barcelos, do Porto, Belmonte, entre outros.

Fundos Eclesiásticos; Ordem dos Eremitas de Santo Agostinho; Masculino
Arrangement
Ordenação numérica específica para cada tipo de unidade de instalação (livros).
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.

Inventário dos cartórios recolhidos da Biblioteca Nacional, em 1912 (L 283) f. 145. Descreve 19 livros.
Related material
Portugal, Arquivo Distrital do Porto, Convento de São João Novo - Porto

Portugal, Torre do Tombo, Ministério das Finanças, cx. 2246 , inv. n.º 324
Creation date
04/04/2011 00:00:00
Last modification
11/08/2023 09:42:50