Colegiada de Santa Maria dos Olivais de Tomar

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/TT/CSMOT
Title type
Atribuído
Date range
1520 Date is certain to 1599 Date is certain
Dimension and support
1 mç.; papel
Biography or history
A Colegiada de Santa Maria dos Olivais de Tomar pertenceu, sucessivamente, ao bispado, arcebispado e patriarcado de Lisboa.
Custodial history
Em 1848, pela lei de 16 de Junho, e Instrução de 17 de Setembro, os bens e rendimentos da Colegiada foram aplicados para manutenção do Seminário Patriarcal de Santarém. Em 1849, pela Lei de 27 de Dezembro, Artº. 10º, os documentos foram guardados no cartório do Seminário em Santarém.

Em 1862, os documentos pertencentes aos cartórios das Colegiadas de São Miguel de Torres Vedras, de São Tiago de Torres Vedras, de Nossa Senhora da Luz da Carvoeira e de Santa Maria dos Olivais de Tomar, anteriores a 1600, depositados no Seminário de Santarém, foram mandados transferir e incorporar no Arquivo da Torre do Tombo, pelo Decreto de 2 de Outubro, Art.º 2.ª Repartição da Direcção Geral dos Negócios Eclesiásticos do Ministério dos Negócios Eclesiásticos e de Justiça, e pela Portaria do Ministério do Reino de 29 de Janeiro de 1864, sendo nomeado o oficial diplomático daquele Arquivo, Roberto Augusto da Costa campos, para os coligir e receber. Estando os documentos misturados com os das restantes colegiadas, procedeu à sua ordenação e inventariação, coadjuvado por Rafael Eduardo de Azevedo Basto, amanuense da Torre do Tombo. A entrega feita pelo Secretário do Seminário Patriarcal, Carlos Joaquim Martinho Calderon, e a incorporação ocorreram a 5 de Outubro de 1864, conforme atesta a relação assinada por Carlos Joaquim Martinho Calderon, por Roberto Augusto da Costa Campos, por Rafael Eduardo de Azevedo Basto.

Em Outrubro de 1998, foi decidido abandonar a arrumação geográfica por nome das localidades onde se situava a instituição eclesiástica, para adoptar a agregação dos fundos por diocese.
Scope and content
Contém cartas de doação, de emprazamento, de venda, registo dos bens da igreja e testamento.

A documentação menciona bens situados no Junqueiro, Palhavã, Covões e junto à ribeira da Vila de Tomar.

Fundos Eclesiásticos; Diocesanos ; Lisboa - Tomar
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.

Relação de documentos pertencentes aos cartórios das Colegiadas de São Miguel de Torres Vedras, de São Tiago de Torres Vedras, de Nossa Senhora da Luz da Carvoeira e de Santa Maria dos Olivais de Tomar que, em virtude do Decreto de 2 de Outubro de 1862, e da Portaria do Ministério do Reino, de 29 de Janeiro de 1864, foram transferidos do Seminário Patriarcal de Santarém para o Arquivo da Torre do Tombo, em 5 de Outubro de 1864 (C 304) fl. 226-252.
Related material
Portugal, Torre do Tombo, Câmara Eclesiástica de Lisboa, Processos de casamento, mç. 2889.

Portugal, Torre do Tombo, Gavetas, Gav. 7, mç. 3, n.º 12.

Portugal, Torre do Tombo, Gavetas, Gav. 7, mç. 3, n.º 30.
Creation date
01/04/2011 00:00:00
Last modification
11/08/2023 09:42:50