Cabido da Sé de Portalegre

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/TT/CSP
Title type
Atribuído
Date range
1581 Date is certain to Date is certain
Dimension and support
1 doc.; perg.
Biography or history
O cabido é um órgão consultivo encarregue de promover na igreja Catedral um culto mais solene e órgão de administração eclesiástica diocesana, que é erecto, inovado ou suprimido pela Santa Sé. As suas funções repartiam-se por: cantar diariamente no coro, a missa e as horas canónicas, desenvolver e apoiar uma escola de ensino em vários níveis, administrar os bens capitulares, assistir ao bispo quando celebra de pontifical, dar parecer ou consentimento em muitos actos da administração diocesana, substituir o bispo quando a Sé está vaga.

Em 1549, a 21 de Agosto foi criada a diocese de Portalegre pelo Papa Paulo III, pela bula 'Pro Excellenti Apostolicae Sedis', por desmembramento da diocese da Guarda, sendo o seu primeiro bispo D. Julião de Alva.
Custodial history
Não é ainda conhecida a história custodial e arquivística do documento.

O documento encontrava-se na caixa 2 dos "Conventos por identificar".

No final da década de 1990, foi abandonada a arrumação geográfica por nome das localidades onde se situava a instituição eclesiástica, para adoptar a agregação dos fundos por diocese.
Scope and content
O único documento que constitui este fundo é a bula "Personam tuam" do papa Gregório XIII, de 30 de Outubro de 1581, X ano do pontificado, dirigida a frei Amador Arrais bispo de Portalegre, sobre os 200 ducados a receber da mesa arquiepiscopal de Évora.

Guia de Fundos Eclesiásticos; Diocesanos - Portalegre
Language of the material
Latim
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.
Creation date
4/1/2011 12:00:00 AM
Last modification
6/19/2014 11:05:24 AM