Colegiada de Santiago de Coimbra

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/TT/CSTC
Title type
Atribuído
Descriptive dates
1064 - [15--?]
Dimension and support
3 liv., 18 mç. (861 doc.); perg., papel
Biography or history
A Colegiada de Santiago de Coimbra pertenceu ao bispado de Coimbra.
Custodial history
Em 1848, pela lei de 16 de Junho, e Instrução de 17 de Setembro, os bens e rendimentos da Colegiada foram aplicados para manutenção do Seminário.

Em 1849, pela Lei de 27 de Dezembro, Art.º 10.º, os documentos foram guardados no cartório do Seminário em Coimbra.

Em 1862, os documentos anteriores a 1600, depositados no Seminário de Coimbra, foram mandados transferir e incorporar no Arquivo da Torre do Tombo, pelo Decreto de 2 de Outubro, Art.º 2.ª da 2.ª Repartição da Direcção-Geral dos Negócios Eclesiásticos do Ministério dos Negócios Eclesiásticos e de Justiça, e pela Portaria do Ministério do Reino de 29 de Janeiro de 1864.

Em 1863, a 15 de Setembro, em virtude do Decreto de 2 de Outubro de 1862 e Portaria de 9 de Julho de 1863,os pergaminhos e códices pertencentes às Colegiadas de São Bartolomeu, de São Cristóvão, de Santiago, de São João de Almedina, de Santa Justa, de São Pedro, do Salvador, todas de Coimbra, recolhidos no Seminário Episcopal desta cidade, foram entregues no Seminário por Manuel de Almeida Vasconcelos e transferidos para o Arquivo da Torre do Tombo, conforme atesta a relação assinada por João Pedro da Costa Basto e Manuel de Almeida Vasconcelos.

Parte da documentação esteve integrada na designada Colecção Especial. Entre os anos de 1938 e 1990, sempre que possível e considerando a sua proveniência, a documentação foi reintegrada nos fundos, numa tentativa de reconstituição dos cartórios de origem. Estes documentos foram ordenados cronologicamente, constituídos maços com cerca de 40 documentos, aos quais foi dada uma numeração sequencial.

Em Outrubro de 1998, foi decidido abandonar a arrumação geográfica por nome das localidades onde se situava a instituição eclesiástica, para adoptar a agregação dos fundos por diocese.

A descrição dos documentos foi feita, na sua maioria, a partir das descrições já existentes nos ID, ou do sumário patente no verso dos documentos.
Scope and content
Contém cartas de emprazamento, de aforamento, de escambo, de quitação, de doação, de compra, de venda, bulas, contratos, procurações, protestos, testamentos, e tomadas de posse.

A documentação refere os bispos D. Jorge, D. João, D. Fernando, D. Afonso Nogueira, os clérigos Nicolau Martins, Pero Nunes, Vasco Anes, os priores João Martins, João Francisco, Martim Afonso, D. Guilherme de São Jorge, Monssem Peire, mestre Guilherme d' Elgarrico, Antão Pais, Martim Afonso, João Martins, Bartolomeu, Vicente Rodrigues, Nuno Afonso, Pero Vaz., Petri Martini, os cónegos da Sé, Vasco Fernandes, Gil Velho, os raçoeiros Joane Barete, Fernão de Esteves, Afonso Domingues, os Mosteiros de Semide, de São Domingos de Coimbra, a Igreja de São Pedro.

A documentação menciona também Domingas Anes, Domingos Antoninho, Diogo Peres, Álvaro Peres, Fernão da Fonseca, Leonor Vasques, Domingos Martins, Marinha Martins, Pedro Juiães, D. Florença, Afonso Peres, Maria Francisca, João André, Álvaro Peris, Estêvão da Pereira, Vicente Anes, Gomes Lourenço, João Peres (Joham Perez), Estêvão Peres Bravo, João de Torres, Inês Peres, Pero Martins, Maria das Cardosas, Lourenço Martins, Joana Peres, Domingos Joanes, Gonçalo Lagareiro, Catarina Afonso, Pero das Cardosas, Salvado Domingues, Giralda Peres, Afonso Lourenço, João Simon, Clara Rodin, Rodrigo Petri, João Rolim, Domingos Domingues, Vicente Martins, Margarida Anes, Afonso Rodrigues, Maria Gracia, Martim Martins, Maria Peris, João Peres do Souto, Margarida Peres, Mateus Savaschaos, Maria Melhorada, Afonso Anes, Afonso Mendes, Domingos Johanes, Estevão Fernandes, Maria Joanes, Domingos Peres, Afonso Miguéis, Martim Vasques, João Gonçalves, Maria Gil, João Domingues, Rui Dias, Moor Gonçalves, Pero Álvares, Margarida Domingues, Joana Gonçalves, Vasco Martins, Afonso Martins Alvernão, Peres Anes, Beatriz Eanes, João Afonso d' Aguieira, Afonso Álvares, Madalena Vaz, Estêvão Joanes, Domingos André.

Refere ainda os cargos, categorias e profissões de tabelião, mercador, vedor, almoxarife, pintor, saboeiro, alfaiate, criado, peliteiro, carpinteiro, almoinheiro, lavrador, odreiro, pedreiro.

Fundos Eclesiásticos; Diocesanos ; Coimbra
Arrangement
Ordenação numérica específica para cada tipo de unidade de instalação (livros e maços).
Access restrictions
Contém documento retirado da consulta.
Language of the material
Português e latim.
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.

Inventário das Corporações Religiosas, desintegrado da antiga Colecção Especial (inclui a tabela de equivalência e a "Nota explicativa" da restituição dos documentos aos cartórios de origem, feita pela conservadora Maria Teresa Geraldes Barbosa Acabado), em 24 de Julho de 1978 (L 208).

Inventário dos pergaminhos e códices pertencentes às Colegiadas de São Bartolomeu, de São Cristóvão, de São Tiago, de São João de Almedina, de Santa Justa, de São Pedro, do Salvador, todas de Coimbra, recolhidos no Seminário Episcopal desta cidade que, em virtude do Decreto de 2 de Outubro de 1862 e Portaria de 9 de Julho de 1863, foram transferidos para o Arquivo da Torre do Tombo, em 15 de Setembro de 1863 (L 288).
Related material
Portugal, Arquivo da Universidade de Coimbra.

Portugal, Torre do Tombo, Mosteiro de Santa Maria de Semide.

Portugal, Torre do Tombo, Mosteiro de São Domingos de Coimbra.
Publication notes
PEREIRA, Isaías da Rosa - Livros de aniversários de Santa Maria da Alcáçova de Santarém e de Santiago de Coimbra. Coimbra: [S.n.], 1978. Existente no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, Biblioteca 182/96.
Creation date
04/03/2011 00:00:00
Last modification
11/08/2023 09:42:51