Available services

Documentação de conventos por identificar, caixa 1

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/DOCI/0001
Title type
Atribuído
Date range
1334 Date is certain to 1831 Date is certain
Dimension and support
1 cx. (2 mç.; papel; 15 doc. perg.)
Custodial history
Em data indeterminada, mas provavelmente cerca de 1990, saíram da cx. 1, 26 doc. que foram integrados no Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra (dos Cónegos Regulares de Santo Agostinho), na cx. 249 (que se encontrava na S. 23, E. 19, P. 3 das instalações de São Bento). Esta informação consta de um verbete dentro da caixa, com a letra de Maria dos Anjos Sampaio.
Scope and content
Este caixa contém:

Doc. em pergaminho. 15 doc. 1334-1772:

- Doação de Maria Martins, mulher de Lourenço Joanes Martim e filha de [?] Pires morador em Gosende, à Igreja de Santa Maria de Gobe(?). Junho de 1334. 1 doc.; perg. Hoje existe a frequesia de Gôve (Baião, Porto), sendo o orago da paróquia, Santa Maria.

- Foral de Verride. 1552. 8 f.; perg. No fl. 8v. tem a seguinte indicação: "Foral de Verride [...] Fernão de Pina entre o Mosteiro de Santa Cruz e o povo e concelho do dito lugar". Verride (Montemor-o-Velho, Coimbra).

- Doc. não identificado. Data não identificada. 1 doc.; perg.. Latim. No verso do documento tem as seguintes indicações: "Masso 1, num. 10"; "Phi. de [...] Correct"; "este es un confisionario concedido a cristos [?] sacerdotes cuyos nombre estan al principio".

- Carta de legitimação de Mariana Baia Teixeira, filha de Francisco Baia Teixeira (lente de prima de leis na Universidade de Coimbra e desembargador da Suplicação) e de António de Oliveira. 1657. 1 doc.; perg.. Tem vestígios de selo pendente em tira de tecido verde.

- Carta Joanes Baptista Ballottus [?]. 1624. 1 doc.; perg. Latim.

- "Capitulum et canonici sacrosancta lateranen ecclesia [...]". 15/01/1586. 1 doc.; perg. Latim. No verso do documento tem as seguintes indicações: "Masso 4, nº 26"; "Traslado de uns breves concedidos ao conegos lateranenses".

- Renúncia da comenda do Padre Fernão Nunes (prior de São Lourenço de Sebal) em D. Garcia de Almeida (comendador da Igreja de São Pedro de Folgosinho). 1535. 1 doc.; perg.. Latim. Tem no verso vários resumos do doc. Sebal (Condeixa-a-Nova, Coimbra); Folgosinho (Gouveia, Guarda).

- "Processo de [?] das letras de Fernão Vaz abade que foi da nossa Igreja de Santa Maria de Ribeiros". Data não identificada; 1 doc.; perg.. Latim. Tem no verso a indicaçãodo título e a seguinte informação: "Masso 42". Tem vestígios de selo pendente.

- "Processo de Rui Gomes [?] de Viseu. 1440. 1 doc.; perg.. Latim. No verso do documento tem o título e as seguintes indicações: "Masso 4, nº 30; " nº 251"; "tirado do maço da Graça de Coimbra".

- "Bula de confirmação das rendas da casa de Coimbra".1562. 1 doc.; perg.. Latim. No verso do documento tem o título e as seguintes indicações: "Masso e as seguintes indicações: "Masso 9º, nº 10.

- Carta a José Loureiro dos Santos, clérigo. 1772. 1 doc.; perg. Latim.

- "Dilecto filio Josepho Caetano Ordinis Fratrum Beatae Maria Virginis de Monte Carmelo professori.". 10/08/1780. 1 doc.; perg. Latim. No verso do documento tem o título.

- Doc. não identificado. 1537. 1 doc.; perg.. Latim. No verso tem algumas indicações.

- Doc. não identificado. 1549. 1 doc.; perg.. Latim.

- Doc. não identificado. Data não identificada 1 doc.; perg.. Latim. Desvanecimento da tinta. No verso tem a indicação recente: São Pedro de Ferreira.



Doc. relativo à Ordem dos Eremitas Descalços de Santo Agostinho:

- Registo das eleições e definições do Definitório celebradas no Convento de Nossa Senhora da Boa Hora de Lisboa. 1747-1754. 1 cad. (15 f. numerados de 2 a 16); papel. O Convento de de Nossa Senhora da Boa Hora era masculino e pertencia à Ordem dos Eremitas Descalços de Santo Agostinho.



Uma capilha antiga do Real Mosteiro de Alcobaça, relativa a doc. da Gav. 1, mç. 2, nº 41.



Doc. relativa à Congregação dos Cónegos Seculares de São João Evangelista que inclui:

- "Testamentos e cartas de partilhas. Lóios". 1750-1831. 1 macete (9 doc.); papel. Contém: cartas de obrigação, testamentos, em que a Congregação de São João Evangelista é parte interessada. A documentação refere o Convento de Santo Elói de Lisboa, Casa de São João Evangelista de Xabregas e a casa do Porto.

- Inventário orfanológico por morte de Estácio Ferreira Semedo, morador em Lavradio, tendo como tutor dos filhos Duarte Ferreira Semedo e outros. 1733-1738. 1 proc. (199 f.); papel



Doc. relativa aos Cónegos Regulares de Santo Agostinho que contém:

- Documentos referentes aos Cónegos Regulares de Santo Agostinho. 1 macete; papel. 1793-1831. Documentação tipologicamente diversa entre a qual se encontra correspondência dirigida ao D. Prior Geral Cancelário dos Cónegos Regulares de Santo Agostinho, ou de Santa Cruz de Coimbra (como também é designada) sobre assuntos como o pagamento da dízima, décima eclesiástica, o resgate dos cativos de Argel, contribuição extraordinária de defesa, contribuição do terço; multiplas portarias dando resolução a requerimentos de licença por parte dos frades para residir fora do claustro, de admissão de noviços, secularização de cónegos, frequência de aulas na Universidade de Coimbra; assistência e asilo a frades franceses; ordens para participação em cerimónias e eventos (como o juramento à Carta Constitucional, cantar Te Deum, ) para que se proceda a eleição de Prelado Maior e Definitório; provisões de nomeação de juiz privativo e executor das rendas dos mosteiros, nomeação de pregador régio, de professores para diversas cadeiras; reclamações sobre o comportamento de colegiais, entrega de padres que estavam presos; sobre obras necessárias em diversas igrejas e mosteiros. Esta documentação refere o Mosteiro de São Vicente de Fora, o Colégio da Sapiência, o Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, o Mosteiro de Santa Maria de Refóios de Lima, Mosteiro de São Salvador de Grijó, Mosteiro de Santo Agostinho da Serra, de São Simão da Junqueira.
Physical location
Documentação de conventos por identificar, cx. 1
Type of container
Outro
Creation date
08/02/2011 00:00:00
Last modification
15/02/2023 13:19:04
Record not reviewed.