Irmandade das Chagas de Marvão

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/TT/ICM
Title type
Atribuído
Date range
1742 Date is certain to 1742 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; papel
Biography or history
A Irmandade das Chagas de Marvão pertenceu ao bispado de Portalegre.

Localização / Freguesia: Santa Maria de Marvão (Marvão, Portalegre)
Custodial history
Em 1871, a 1 de Abril, em virtude das Portarias de 26 de Novembro de 1863 e de 24 de Agosto de 1864, foram transferidos da Direcção Geral dos Próprios Nacionais para o Arquivo da Torre do Tombo, os documentos pertencentes aos cartórios dos extintos Conventos de São Francisco da Guarda, de Nossa Senhora da Erra, de Nossa Senhora do Seixo do Fundão, de Santa Maria do Fundão, de São Domingos de Benfica, de Nossa Senhora dos Remédios, de Santo António do Sardoal, de Santo António da Covilhã, de Santo António de Aveiro, do Carmo de Lisboa, da Irmandade das Chagas de Marvão, de Nossa Senhora dos Mártires dos Capuchos de Sacavém, de Nossa Senhora de Cárquere, de Nossa Senhora da Caridade do Sardoal, de Nossa Senhora da Conceição do Monte Olivete, de Nossa Senhora da Serra de Almeirim, de Santo António de Guimarães, da Madre de Deus de Guimarães, de Nossa Senhora do Castelo de Almada, de Santa Catarina de Ribamar, de São Francisco de Santarém, de São Francisco de Tomar, de São Francisco de Vila Real, do Colégio? de Nossa Senhora da Conceição de Lisboa, de Santo António de Torres Novas, da Santo António do Vale da Piedade de Vila Nova de Gaia, e de um convento não identificado, conforme atesta a relação assinada por António Manuel Garcia, 2.º oficial arquivista do Arquivo da Direcção-Geral dos Próprios Nacionais, e por Roberto Augusto da Costa Campos, oficial diplomático da Torre do Tombo.

O documento encontrava-se nos "Conventos diversos", v. 60, mç.1, doc. 2.

Em Outrubro de 1998, foi decidido abandonar a arrumação geográfica por nome das localidades onde se situava a instituição eclesiástica, para adoptar a agregação dos fundos por diocese.
Scope and content
Contém o despacho do provisor e governador do bispado de Portalegre a um requerimento do juiz e irmãos da mesa das Chagas de Marvão acerca da música da procissão que saía da Igreja da Misericórdia para a Igreja do Convento de São Francisco de Marvão.

Fundos Eclesiásticos; Diocesanos ; Portalegre
Arrangement
Ordenação numérica dos documentos.
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.

Relação dos documentos pertencentes aos cartórios dos extintos Conventos de São Francisco da Guarda, de Nossa Senhora da Erra, de Nossa Senhora do Seixo do Fundão, de Santa Maria do Fundão, de São Domingos de Benfica, de Nossa Senhora dos Remédios, de Santo António do Sardoal, de Santo António da Covilhã, de Santo António de Aveiro, do Carmo de Lisboa, da Irmandade das Chagas de Marvão, de Nossa Senhora dos Mártires dos Capuchos de Sacavém, de Nossa Senhora de Cárquere, de Nossa Senhora da Caridade do Sardoal, de Nossa Senhora da Conceição do Monte Olivete, de Nossa Senhora da Serra de Almeirim, de Santo António de Guimarães, da Madre de Deus de Guimarães, de Nossa Senhora do Castelo de Almada, de Santa Catarina de Ribamar, de São Francisco de Santarém, de São Francisco de Tomar, de São Francisco de Vila Real, do Colégio de Nossa Senhora da Conceição de Lisboa, de Santo António de Torres Novas, de Santo António do Vale da Piedade de Vila Nova de Gaia, e de um convento não identificado que, em virtude das Portarias de 26 de Novembro de 1863 e de 24 de Agosto de 1864, foram transferidos da Direcção Geral dos Próprios Nacionais para o Arquivo da Torre do Tombo, em 1 de Abril de 1871 (C 276) f. 4.
Creation date
01/04/2011 00:00:00
Last modification
11/08/2023 09:42:52