Mitra Episcopal do Porto

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/TT/MEP
Title type
Atribuído
Date range
1255 Date is certain to 1255 Date is certain
Dimension and support
1 liv., 1 doc.; perg., papel
Biography or history
A Mitra representa o conjunto de bens patrimoniais que estavam destinados ao sustento e provisão do bispo.

O bispo D. Martinho Pires (1186-1189) procedeu à alteração da vida em comum dos cónegos do cabido estabelecendo a separação das mesas, isto é, a separação dos rendimentos: dois terços para a mitra (ou Mesa Episcopal) e um terço para o cabido (ou Mesa Capitular). A subsistência da mitra fazia-se através de várias rendas, foros, pensões, lutuosas e laudémios os quais eram pagos por várias partes do reino.

Em 1797, pelo Alvará Régio de 7 de Dezembro foi autorizada a ter juiz privativo e escrivão em todas as causas ordinárias com a mesma jurisdição, autoridade e prerrogativas instituidas anteriormente pelo Alvará de 27de Maio de 1772.
Custodial history
Não é ainda conhecida a história custodial deste fundo.

Parte da documentação esteve integrada na designada Colecção Especial. Entre os anos de 1938 e 1990, sempre que possível e considerando a sua proveniência, a documentação foi reintegrada nos fundos, numa tentativa de reconstituição dos cartórios de origem. Estes documentos foram ordenados cronologicamente, constituídos maços com cerca de 40 documentos, aos quais foi dada uma numeração sequencial.

Em Outrubro de 1998, foi decidido abandonar a arrumação geográfica por nome das localidades onde se situava a instituição eclesiástica, para adoptar a agregação dos fundos por diocese.
Scope and content
Contém a relação dos bens da Mitra Episcopal do Porto.

O documento com selo.

Fundos Eclesiásticos; Diocesanos ; Porto
Arrangement
Ordenação numérica específica para cada tipo de unidade de instalação (livro e documento).
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.

Índice (inventário) dos livros de diversos conventos, ordens militares e outras corporações religiosas guardados no Arquivo da Torre do Tombo, conventos diversos (C 270) f. 108.

Inventário das Corporações Religiosas, desintegrado da antiga Colecção Especial (inclui a tabela de equivalência e a "Nota explicativa" da restituição dos documentos aos cartórios de origem, feita pela conservadora Maria Teresa Geraldes Barbosa Acabado), em 24 de Julho de 1978 (L 208).
Related material
Portugal, Arquivo Distrital do Porto, Mitra da Sé do Porto.
Creation date
01/04/2011 00:00:00
Last modification
11/08/2023 09:42:53