Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

"Notícia de Torto"

Description level
Item Item
Reference code
PT/TT/MSV/003/0002/00040
Title type
Atribuído
Descriptive dates
[1214-1216]
Dimension and support
1 doc. (313 x 170 mm); perg.
Custodial history
Este documento integrou o maço 1 ("Pergaminhos antigos"), numerado por João Pedro Ribeiro, e recebeu o número primitivo de 45. Não foi alvo de reoganização por parte de José Mattoso, c. 1970, porque o mesmo documento se encontrava "Em Falta", encontrando-se, possivelmente, já nessa altura, guardado na casa Forte. Na obra COSTA, Avelino de Jesus da - "Os mais antigos documentos escritos em português: revisão de um problema histórico-linguístico". Coimbra, Faculdade de Letras, Instituto de História Económica e Social, 1979, este documento encontra-se já integrado em "Mosteiro de Vairão, maço 2, n.º 40".
Scope and content
Contém a notícia das malfeitorias - perseguições, violências e roubos - feitas pelos filhos de Gonçalo Ramires, durante vários anos, a Lourenço Fernandes da Cunha, fidalgo da região entre Braga e Barcelos, co-herdeiros de bens deixados por Gonçalo Ramires.

O documento poderá ter sido redigido no concelho de Braga, na freguesia de Cunha ou noutra próxima desta.

Trata-se de um dos documentos mais antigos que se conhece escrito em português, sendo um documento notarial particular.
Access restrictions
Documento sujeito a autorização para consulta e a horário restrito.
Physical location
Ordem de São Bento, Mosteiro do Salvador de Vairão, mç. 2, doc. 40
Language of the material
Galego-português.
Other finding aid
Inventário da documentação guardada na Casa Forte, L 573, p. 89 e 143.
Alternative form available
Cópia fotográfica. Portugal, Torre do Tombo, NAF 03232 e 03233.

Cópia de consulta em formato digital disponível em: http://ttonline.iantt.pt/dserve.exe?dsqServer=calm6&dsqIni=imagens.ini&dsqApp=Archive&dsqDb=Images&dsqCmd=overview.tcl&dsqSearch=(UserText38='msv')
Related material
O documento "Mentio de malefactoria" também diz respeito a violências e injustiças exercidas contra Lourenço Fernandes: Portugal, Torre do Tombo, Mosteiro de Vairão, mç. 2, n.º 39.

Nos maços do mosteiro existem vários documentos relativos ao citado fidalgo.

Sobre a produção de documentos mais antigos em língua portuguesa, v. Testamento de D. Afonso II, Portugal, Torre do Tombo, Mitra de Braga , cx. 1, n.º 48
Publication notes
AZEVEDO, Pedro de - "Nova leitura da notícia do Torto (texto do séc. XIII)". Revista Lusitana, 17, p. 203-206. Inclui a transcrição.
CINTRA, Luís F. Lindley - Observations sur le plus ancien texte portugais non littéraire: la Noticia de Torto: lecture critique, date, rédaction. [S.l.]: Académie de la République Socialiste de Roumaine, 1971. [2] facsímiles, [1] map.Sep. Actele celui de-al XII - lea Congres International de Linguistica Romanica.
CINTRA, Luís F. Lindley - Sobre o mais antigo texto não-literário português: a notícia de Torto / Leitura crítica, data, lugar de redacção, comentário linguístico de Luís F. Lindley Cintra. [S.l.: s,n., 1990?]. P. 21-77.
COSTA, Avelino de Jesus da - "Os mais antigos documentos escritos em português: revisão de um problema histórico-linguístico". Coimbra, Faculdade de Letras, Instituto de História Económica e Social, 1979. Inclui o estudo, a reprodução e a trancrição da "Notícia de torto" e publica no "Apêndice" diversos documentos relativos a bens mencionados no citado documento. Exemplar existente na Torre do Tombo: Série vermelha n.º 8469.
COSTA, Avelino de Jesus - Os mais antigos documentos escritos em português: revisão de um problema histórico-linguístico. In Estudos de cronologia, diplomática, paleografia e histórico-linguísticos. Coimbra: Centro de História da Sociedade e da Cultura da Universidade de Coimbra, [s.d.]. [Em linha]. [Conlt. 21 outubro 2013]. Disponível em WWW.
Exposição de iluminados e manuscritos valiosos pertencentes ao Arquivo Nacional da Torre do Tombo: catálogo. Lisboa: Arquivo Nacional da Torre do Tombo, 1966. Portugal, Torre do Tombo, Biblioteca CE 156.
MARQUILHAS, Rita - O mais antigo documento escrito em português: a Notícia de fiadores (1175) [em linha]. [Referência de 10 de Dezembro de 2002] Disponível na Internet em: http://www.iantt.pt./http://www.iantt.pt/instituto.html?menu=closed&conteudo=umanoticia&conteudo_nome=Notícias¬icia_id=42.
OLIVEIRA, Correia de; MACHADO, Saavedra - "Textos portugueses medievais". 2.ª ed., Coimbra, 1959. Inclui um comentário.
PEDRO, Susana Maria de Figueiredo Tavares - De notícia de Torto [Texto policopiado]. Lisboa: [S.n.] (Lisboa: Colibri). [2], III, 113 fl..Tese mestr. de Paleografia e Diplomática, Univ. Lisboa, 1994.
RIBEIRO, João Pedro - Dissertações chronologicas e criticas sobre a história e jurisprudência ecclesiastica e civil de Portugal João Pedro Ribeiro. Lisboa : Tip. da Academia, 1860. T. 1, p. 282-284. Contém a transcrição da "Notícia de torto". Exemplar existente na biblioteca do Serviço de Referência da Torre do Tombo.
"Vida e obra do Prof. Doutor Cónego Avelino de Jesus da Costa". Catálogo da Exposição / Instituto de Paleografia e Diplomática. Ed. da Reitoria da Universidade de Coimbra no âmbito da III Semana da Mostra Cultural da Universidade de Coimbra. Coimbra, 2001. P. 61-62.
EMILIANO, António; PEDRO, Susana Tavares - “De noticia 
de 
torto: 
aspectos 
paleográficos
 e 
scriptográficos
 e
 edição 
do 
mais 
antigo
 documento 
particular 
português
 conhecido”. 
Zeitschrift 
für 
romanische 
Philologie. Tübingen: Niemeyer. N.º 
120/1 (2004) p. 
1‐85. Disponível na WWW URL: https://www.academia.edu/2765338/De_Not%C3%ADcia_de_Torto_Aspectos_paleogr%C3%A1ficos_e_scriptogr%C3%A1ficos_e_edi%C3%A7%C3%A3o_do_mais_antigo_documento_particular_portugu%C3%AAs_conhecido?email_work_card=title
Notes
Título tirado do começo do documento: "D(e) noticia d(e) Torto..."

Segundo o estudo de António Emiliano e Susana Pedro, descrito na Nota de Publicação, trata-se do documento notarial particular, escrito em português, mais antigo que se conhece.



ttonline_tesouros_documentos+antigos_portugues
Creation date
21/10/2009 00:00:00
Last modification
15/09/2022 08:29:34
Record not reviewed.