Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Bula "Et si de singulis Orbis Ecclesiis" do Papa Nicolau V pela qual desmembrou dos bispados de Tui e Badajoz, no reino de Castela, as terras e rendas que estavam dentro de Portugal, e as incorporou no bispado de Ceuta

Description level
Item Item
Reference code
PT/TT/BUL/0008/000011
Title type
Formal
Date range
1452-06-27 Date is certain to Date is certain
Descriptive dates
Roma
Dimension and support
1 doc.; perg.
Scope and content
Da obra "Monumenta Henricina" se tira: "Bula [...] dirigida ao bispo de Évora, em que o papa, depois de dar o conteúdo da bula 'Romanus pontifex' de Eugénio IV, de 14 de Julho de 1444 [...] recorda ter ele mesmo revogado e anulado todas as uniões, anexações e incorporações, pelo que a referida diocese de Ceuta não podia entrar na posse pacífica das rendas concedidas pela citada bula [...]; tendo porém falecido Pedro Gonçalves, administrador de uma das partes, D. João, bispo de Ceuta tomou posse dela e deu-lhe o destino determinado por Eugénio IV; por outro lado, mestre Fernando Álvares de Almeida, notário pontifício nomeado pela Santa Sé para administrar essa parte, cedera livremente os seus direitos de administração, perante notário público e testemunhas; pelo que o rei de Portugal, D. Afonso V, suplicou ao sumo pontífice pusesse em efeito a anexação anulada e validasse a posse tomada por D. João, bispo de Ceuta; determina assim, Nicolau V que o bispo de Évora verifique a verdade das alegações apresentadas pelo rei e restitua a união, anexação, e incorporação dos referidos bens ao vigor que tinham antes da revogação e anulação, com todas as determinações contidas na bula de Eugénio IV e respectivas consequências, de maneira que o bispo de Ceuta entre na posse legítima da parte já vaga e da outra, logo que esta venha a vagar, sem para isso necessitar da licença dos bispos de Badajoz ou de Tui ou de qualquer outra autoridade".
Physical location
Bulas, mç. 8, n.º 11
Language of the material
Latim
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.

MAIA, Manuel da - "Colleçam e inventario de todas as bullas, breves e trasumptos pontificios que se achão neste Real Archivo da Torre do Tombo athe o fim do anno de 1751". Manuscrito. 1751. Acessível na Torre do Tombo, Lisboa, Portugal, Instrumentos de Descrição, Índice de Bulas e Breves L.5, f. 206.
Related material
Portugal, Torre do Tombo, Bulas, mç. 8, n.º 16
Publication notes
COMISSÃO EXECUTIVA DAS COMEMORAÇÕES DO V CENTENÁRIO DA MORTE DO INFANTE D. HENRIQUE - Monumenta Henricina. vol. 11: 1451-1454. Coimbra: Comissão Executiva das Comemorações do V Centenário da Morte do Infante D. Henrique; 1970. p. 202-207. Exemplar existente na Biblioteca da Torre do Tombo, SV 7390, 946.9
Creation date
15/10/2010 00:00:00
Last modification
03/04/2024 10:04:54