Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Instrumento público de "transunto reduzido em pública forma" com o teor da bula "Aeterni regis clementi" do Papa Sisto IV pela qual aprovou e confirmou as bulas de Nicolau V e Calisto III pelas quais foram concedidas aos reis de Portugal todas as ilhas e terra firme, assim descobertas como por descobrir, desde o Cabo Bojador e Cabo Não por toda a Guiné até à Índia e a jurisdição espiritual delas à Ordem de Cristo

Description level
File File
Reference code
PT/TT/BUL/0009/00001
Title type
Atribuído
Date range
1488-04-10 Date is certain to Date is certain
Descriptive dates
Lisboa
Dimension and support
1 doc. (11 f.); perg.
Scope and content
A bula confirma também um capítulo das pazes feitas entre os reis D. Fernando III de Aragão, D. Isabel rainha de Castela sua mulher, e D. Afonso V de Portugal sobre a divisão e comércio do mar oceano, pelo qual ficam pertencendo aos reis de Castela as ilhas Canárias nele declaradas e tudo o mais assim descoberto como por descobrir dentro dos referidos limites ao reis de Portugal. A bula é datada de 21 de junho de 1481.

O documento em pública forma em latim e em português, foi dado na casa de Estêvão Gomes, cónego na igreja metropolitana e maior da cidade de Lisboa e vigário geral no espiritual e temporal, pelo arcebispo de Lisboa, D. Jorge, e requerido pelo rei D. João II através do seu procurador o doutor Vasco Fernandes, portador de uma carta do rei, da letra apostólica do Papa Sixto IV e de um transunto desta em linguagem feito pelo citado desembargador.

O Rei pediu que lhe mandassem dar da bula e do traslado dezasseis cópias "dezasseis vezes o traslado".

Foram testemunhas deste acto Rui Lopes, bacharel em cânones e escrivão da Torre do Tombo, Fernão Gomes e Diogo Lopes, familiares do dito doutor, e João Lopes, clérigo de missa do arcebispado de Lisboa e tesoureiro da igreja catedral da cidade de Tânger, por autoridade apostólica notário público apostólico.

Tem vestígios de selo pendente por trancelim de fios em azul e branco.
Physical location
Bulas, mç. 9, n.º 1
Previous location
Armário 12 da Casa da Coroa
Language of the material
Português e latim.
Alternative form available
Cópia em microfilme. Portugal, Torre do Tombo, mf. 421.
Related material
Relação antecessora:

Portugal, Torre do Tombo, Bulas, mç. 26, n.º 10



Relação complementar:

Portugal, Torre do Tombo, Bulas, mç. 12, n.º 27

Portugal, Torre do Tombo, Bulas, mç. 19, n.º 37

Portugal, Torre do Tombo, Bulas, mç. 35, n.º 24

Portugal, Torre do Tombo, Gavetas, Gav. 10, mç. 5, n.º 27
Publication notes
ABRANCHES, Joaquim dos Santos - Fontes do direito ecclesiastico portuguez: summa do bullário portuguez. Coimbra: F. França Amado, 1895. V. 1: Summa do bullario portuguez. Existente na Torre do Tombo, Biblioteca SV 796. Entrada n.º 286, p. 46.
Creation date
15/10/2010 00:00:00
Last modification
03/04/2024 10:05:18