Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

"Pareceres sobre a gente de nação, sobre a expulsão deles. Remédios contra o judaísmo e outros casos"

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/AJCJ/AJ018
Title type
Formal
Descriptive dates
[16--]
Dimension and support
1 liv.; papel
Custodial history
Este volume deverá ter pertencido à Livraria dos manuscritos do Colégio de Coimbra.
Scope and content
Códice factício composto por consultas ou pareceres, manuscritos e impressos entre os quais se encontram:

- "Papeis sobre as dúvidas que teve a Inquisição de Évora com os jesuítas de que resultou a prisão do padre Francisco Pinheiro, aonde também se acha a carta de Sua Majestade de 9 de Novembro de 1644 em que o mesmo senhor estranha aos jesuítas a desobediência com que se tem portado contra as ordens que lhe tinha mandado intimar sobre a mesma matéria." . 1643-1644. Vol. 18, mç. 1, n.º. 1 a 13.

- "Papéis a respeito dos judeus não saírem do reino sem licença de Sua Majestade em que também se relatam os prejuízos que causam à república e aos cristãos velhos.". Vol. 18, mç. 2, n.º 1 a 5.

- "Papéis sobre a expulsão dos judeus como prejudiciais ao bem temporal e espiritual do reino." 1624-1623. Vol. 18, mç. 3, n.º 1 a 8.

- "Papéis pertencentes aos judeus em que se compreende a representação que estes fizeram a Sua Majestade e a resposta que se deu ao mesmo requerimento." 1627. Vol. 18, mç. 4, n.º 1 a 8.

- "Papéis sobre o perdão geral dos judeus e composição que pretendiam haver com o fisco." 1602-1621. Vol. 18, mç. 5, n.º 1 a 11.
Arrangement
Volume constituído por 5 maços (com vários documentos cada) envoltos na certidão do sequestro deste volume que se encontrava na Livraria particular dos manuscritos que denominavam por cubículo do mestre de grego, passada por Tomás António de Carvalho Lima e Castro (enquanto ministro do sequestro do dito colégio) e Manuel Gomes Bessa Negrão, efectuada por decreto de 19 de Janeiro de 1759.
Physical location
Armário Jesuítico, liv. 18
Original numbering
N.º 18
Previous location
Pasta 18
Language of the material
Português
Physical characteristics and technical requirements
Códice desmembrado.
Notes
Na lombada apresenta a seguinte informação: ""Pareceres sobre a gente de nação, sobre a expulsão deles. Remédios contra o judaísmo e outros casos." Nº 18".

O plano superior da capa apresenta a seguinte informação: "Aqui estão os papéis que se fizeram sobre a gente de nação, assim em seu favor como contr eles, se devem ser lançados de Portugal e remédios contra o judaísmo, e estão alguns casos, como se é valida a profissão religiosa que têm tenção de fazer sendo judeus, ou o matrimónio e outras cousas semelhantes aplicado à livraria dos manuscritos do Colégio de Coimbra da Companhia de Jesus, onde estavam em armário fechado, de que só poderá ter chave o Padre Reitor para a poder emprestar a quem lhe parecer."
Creation date
25/11/2010 00:00:00
Last modification
15/10/2015 13:09:08