Família Alão de Morais

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/TT/FAMRS
Title type
Formal
Date range
1334 Date is certain to 1694 Date is certain
Dimension and support
1 cx. (17 doc.); perg.
Biography or history
Alão de Morais é um dos ramos da família Alão, a qual, segundo o Anuário da Nobreza Portuguesa, descende de Afonso Fernandes Alão (3º neto de D. Mendo Alão, senhor e conquistador de Bragança, segundo os nobiliários), que viveu no reinado de D. Sancho II e, em 1275, instituiu um vínculo na sua quinta de S. Vicente de Pereira.

Domingos Geraldes Alão, neto de Afonso Fernandes Alão, cónego da Sé do Porto e prior na igreja de Fermelã, instituiu um vínculo na sua quinta de Sá, perto do reguengo de Quebrantões, na cidade do Porto. Seu irmão Gonçalo Geraldes, abade de São Cristóvão de Mafamonde, no julgado de Gaia, foi o instituidor da capela dos Alões, a favor de Afonso Martins, seu sobrinho, prior do Souto

Ainda conforme o Anuário da Nobreza, "a sucessão do morgado dos Alões veio a cair em Margarida Fernandes Alão (filha de Jerónimo Lopes de Morais Machado e de sua mulher Inês Fernandes Alão, descendente de um irmão do instituidor do morgado) que do seu casamento com Manuel Gonçalves da Silva, homem nobre, teve a Baltasar de Morais Alão que viveu no Porto e cuja descendência se extinguiu no seu 3º neto, Inácio Pedro de Morais Alão, fidalgo de cota de armas (1775).

Uma irmã de Baltasar de Morais Alão, Maria Manuel Alão, casada com Cristóvão Rodrigues Pereira, teve um filho de nome Aleixo Alão de Morais que casou com D. Maria Nunes Camelo. Deste casamento nasceu Baltasar Alão de Morais, pai de Cristóvão Alão de Morais que casou com D. Joana Maria de Mendonça.

Foi filho de D. Joana Maria e de Cristóvão Alão, Agostinho Aurélio de Morais Alão que casou com D. Filipa Teresa de Morais. Deles nasceu Cristóvão Alão de Morais Sarmento, senhor do morgado dos Alões, que de seu casamento com D. Teresa Ana Pessoa de Faria teve Agostinho Alão de Moraes Pimentel, sucessor de seu pai, que foi casado com D. Joana Narcisa de Almeida.

O filho sucessor de D. Joana Narcisa e Agostinho Alão de Moraes Pimentel foi Francisco Alão de Morares Pimentel, senhor do morgado dos Alões e da quinta de Recarei, em Leça do Balio, que casou com D. Ana Rita do Carmo Correia de Sousa Montenegro. O filho deste casal, Agostinho Alão de Morais Pimental, sucessor na Casa de Alão, casou em 1808, em Cedofeita, com D. Francisca Carolina Xavier Ferreira de Sá Gavião Pessoa. Deste casal descendem os actuais representantes da família.

O espólio desta família incorporado no Arquivo da Torre do Tombo, inclui documentos referentes a Gonçalo Geraldes, Domingos Geraldes, Aleixo Alão, Cristóvão Alão de Morais, Agostinho Aurélio de Morais Alão, entre outros.
Acquisition information
Documentação comprada em 1978 e 1981.
Scope and content
A documentação é referente à administração de propriedades (vendas, sentenças, emprazamentos), e da capela dos Alãos na Sé do Porto, existindo o testamento de Gonçalves Geraldes (instituidor da referida capela), e outros documentos referentes a Cristóvão Alão de Morais.
Arrangement
Sistema numérico de referência dos documentos.
Other finding aid
Guias e Roteiros:

PORTUGAL. Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo. Direcção de Serviços de Arquivística - "Família Alão Morais". in Guia Geral dos Fundos da Torre do Tombo: Colecções, Arquivos de Pessoas Singulares, de Famílias, de Empresas, de Associações, de Comissões e de Congressos. Coord. Maria do Carmo Jasmins Dias Farinha [et al.]; elab. Joana Braga; fot. José António Silva. Lisboa: IAN/TT, 2005. vol. VI. (Instrumentos de Descrição Documental). ISBN 972-8107-69-2. p. 242-243. Acessível no IAN/TT, IDD (L602/6).

PORTUGAL. Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo - Arquivos particulares. [dactilografado]. Acessível na Torre do Tombo, Lisboa, Portugal. Catálogo (L 545) .
Creation date
2/8/2008 12:00:00 AM
Last modification
7/4/2013 11:18:28 AM
Record not reviewed.