Federação Espírita Portuguesa

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/TT/FEP
Title type
Formal
Date range
1936 Date is certain to 1954 Date is certain
Dimension and support
55 liv., 35 mç., papel
Extents
35 Maços
Biography or history
A Comissão Pró-Federação Espírita Portuguesa, eleita pelo Congresso Espírita Português, em reunião magna de 27 de Agosto de 1925, aprovou os estatutos da Federação Espírita Portuguesa que seriam sancionados pelo Governo Civil de Lisboa em 26 de Maio de 1926, ficando oficialmente constituída nos termos da Lei de 14 de Fevereiro de 1927.

A Federação Espírita Portuguesa foi fundada como uma associação de carácter científico e moral. Eram fins desta associação "unir, associativa e fraternalmente, todos os centros e grupos espíritas de Portugal Continental, Ilhas Adjacentes e Colónias, bem como todos os espíritas portugueses de ambos os sexos, mesmo quando residiam fora de Lisboa ou no estrangeiro, integrando-os na grande corrente neo-espiritualista do pensamento contemporâneo". A Federação Espírita deveria ainda promover a cultura moral, derivada das leis fundamentais do espiritismo, baseada no cristianismo, e estudar o espiritismo sob os aspectos, científico, experimental, filosófico, moral, social, bem como princípios básicos relativos à sobrevivência da alma, reincarnacionismo e lei da causalidade através do karma e comunicação entre incarnados e desincarnados, por intermédio das ciências psíquicas. A Federação, organizava cursos de ciências psíquicas, conferências, saraus e editava a Revista de Metapsicologia, órgão oficial da Federação. Criou um laboratório de estudos metapsíquicos e tinha uma biblioteca aberta ao público com uma sala de leitura e empréstimo de livros para leitura externa. Aos sócios admitidos era cobrada uma quota mensal. A Federação era constituída por uma Direcção, um Conselho Fiscal, uma Junta Consultiva, um Conselho Superior Deliberativo e uma Assembleia Geral.

A sede da Federação teve a sua primitiva localização na Travessa André Valente, em Lisboa, transitando depois para a Rua da Palma e posteriormente para a Rua de S. Bento.
Acquisition information
A documentação foi remetida à Torre do Tombo pela Casa Pia de Lisboa, Secção de Pina Manique, em Junho de 1963.
Scope and content
Documentação constituída pelos livros de actas do conselho fiscal, corpos gerentes, conselho superior deliberativo, comissão técnica e assembleia geral, correspondência recebida e expedida, registo e processos de sócios, regulamento e documentos de tesouraria. Inclui documentação referente à comissão de solidariedade, ao laboratório de metapsicologia e à revista de metapsicologia.

Inclui uma publicação oferecida à FEP pelo autor (cx. 15, nº. 75).
Arrangement
Descrição segundo a orgânica da Instituição, mas sendo a numeração sequencial.
Conditions governing use
Constantes no regulamento interno que prevê algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação ou o fim a que se destina a reprodução de documentos, analisado, caso a caso, pelo serviço de reprografia, de acordo com as normas que regulam os direitos de propriedade do IAN/TT e a legislação sobre direitos de autor e direitos conexos.
Language of the material
Português e inglês.
Other finding aid
Guias e Roteiros:

PORTUGAL. Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo. Direcção de Serviços de Arquivística - "Federação Espirita Portuguesa". in Guia Geral dos Fundos da Torre do Tombo: Colecções, Arquivos de Pessoas Singulares, de Famílias, de Empresas, de Associações, de Comissões e de Congressos. Coord. Maria do Carmo Jasmins Dias Farinha [et al.]; elab. Ana Maria Lopes; fot. José António Silva. Lisboa: IAN/TT, 2005. vol. VI. (Instrumentos de Descrição Documental). ISBN 972-8107-69-2. p. 297-298. Acessível no IAN/TT, IDD (L602/6).

Inventários:

SANTOS, Ana Maria Fonseca Lopes Vaz dos - Federação Espírita Portuguesa e Instituto Espiritualista Português: inventário [Impresso]. 2002. Acessível na Torre do Tombo, Lisboa, Portugal. (L 652).

Guias de remessa:

PORTUGAL. Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo - Federação Espirita Portuguesa. [dactilografado]. Acessível na Torre do Tombo, Lisboa, Portugal. (L 478 A).
Related material
Relação complementar: Portugal, Torre do Tombo, Instituto Espiritualista Português (PT-TT-IEP).
Creation date
08/02/2008 00:00:00
Last modification
25/10/2012 11:17:39
Record not reviewed.