Francisco de Sá de Miranda

Description level
Collection Collection
Reference code
PT/TT/FSM
Title type
Atribuído
Date range
1533 Date is certain to 1771 Date is certain
Dimension and support
1 cx. (22 doc.); papel, perg.
Biography or history
Francisco de Sá de Miranda nasceu em Coimbra, Portugal, no dia 28 de agosto de 1481. Filho de Gonçalo Mendes de Sá, cônego da Sé de Coimbra, e de Inês de Melo, de família nobre de Barcelos, era meio irmão de Mem de Sá, que foi o terceiro governador-geral do Brasil. Estudou em Coimbra e depois se mudou para Lisboa, onde cursou Direito na Universidade de Lisboa.

Quando entrou na Escola de Santa Cruz, em Coimbra, Sá de Miranda aprofundou os estudos de Humanidades, Retórica e Gramática. Depois, começou a frequentar as aulas nas Escola Gerais, de Lisboa, onde se forma doutor em Direito. De aluno a professor, faz a sua carreira na Universidade e frequenta a Corte até o ano de 1521. Naquela época, além da vida acadêmica, compunha esparsas, vilancetes e cantigas.

Sá de Miranda começa uma viagem pela Itália, em 1521, onde toma contacto com o ambiente literário do Renascimento.

Viveu em São Salvador do Campo, freguesia portuguesa de Barcelos.

Era fidalgo da Casa Real, foi Comendador de Santa Maria de Duas Igrejas, 1.º Senhor da Casa e Quinta da Tapada, Amares (Braga).

Foi casado com Briolanja de Azevedo (c. 1485 - 1555), senhora da Quinta da Torre em Penela e da Honra de Avessadas em Bemviver. Teve dois filhos: Gonçalo Mendes de Sá (c. 1530 - 1553-04-18, Ceuta) e Jerónimo de Sá e Azevedo (c. 1530 - 1583-05-23).

Francisco Sá de Miranda faleceu na Quinta da Tapada, em Amares no Minho, Portugal, no dia 17 de maio de 1558.
Custodial history
A documentação foi carimbada e numerada sequencialmente.
Acquisition information
Em 1974, fevereiro, foi adquirido por compra em leilão de Soares e Mendonça, o documento n.º 23, conforme Portugal, Torre do Tombo, Arquivo do Arquivo, Livro de registo de entradas, liv. 1, p. 192.

Em 1975, julho, foram adquiridos por compra em leilão de Soares e Mendonça, os documentos n.º 24 a , conforme Portugal, Torre do Tombo, Arquivo do Arquivo, Livro de registo de entradas, liv. 1, p. 226 e 227.

Em 1990, em maio, foram adquiridos por compra à Livraria Bibliarte, os documentos n.º 1 a 22.
Scope and content
Documentação relativa à família de Francisco de Sá de Miranda (1481-1558): títulos de propriedade, compras, vendas, doações, arrematações, escambos, partilhas, dotes, vedorias, emprazamentos, autos cíveis, sentenças, procurações, e a propriedades como a Quinta de Airó, termo de Penela, Penela do Duque e Penela de D. Simão, na Quinta do Barrio, na herdade da Torre e na Quinta da Refontoira, concelho de Felgueiras, na Quinta do Penedo, também chamada Vale Melhorado, couto de Tibães, no Casal do Fundo da Vila, aldeia de Quintela, freguesia de Coucieiro, no Campo da Avessada e Quinta da Tapada, em Regalados, no Casal de Baixo, concelho de Penela, entre outras.
Arrangement
Documentos numerados sequencialmente.
Access restrictions
Documentação sujeita a autorização para a consulta e a horário restrito.
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.

Guias e Roteiros:

PORTUGAL. Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo. Direcção de Serviços de Arquivística - "Francisco de Sá de Miranda". in Guia Geral dos Fundos da Torre do Tombo: Colecções, Arquivos de Pessoas Singulares, de Famílias, de Empresas, de Associações, de Comissões e de Congressos. Coord. Maria do Carmo Jasmins Dias Farinha [et al.]; elab. Lucília Runa; fot. José António Silva. Lisboa: IAN/TT, 2005. vol. VI. (Instrumentos de Descrição Documental). ISBN 972-8107-69-2. p. 263-264. Acessível no IAN/TT, IDD (L602/6).
Notes
Nota ao título:

Ao ser adquirida a documentação foi assim designada, pelo que se manteve o título mais conhecido.
Creation date
20/12/2006 00:00:00
Last modification
04/11/2019 09:45:02