Instituto de Orientação Profissional

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/TT/IOP
Title type
Formal
Date range
1925 Date is certain to 1996 Date is certain
Dimension and support
78833 u.i. (77237 proc., 1129 cx., 214 liv., 165 doss., 88 pt.), c. de 500 m.l.; papel
Extents
214 Livros
Biography or history
História Administrativa: O Instituto de Orientação Profissional foi fundado a partir de um legado benemérito de D. Francisca Barbosa de Andrade à Provedoria da Assistência, pelos Decretos nº 10 986, de 31 de Junho, e nº 11.176, de 24 de Outubro, de 1925. Inicialmente, o Instituto dependeu da Assistência Pública, tendo transitado em 1928 para a tutela da Instrução Pública, data a partir da qual as suas funções foram ampliadas e diversificadas. Passou a ser o organismo responsável pela realização de exames de orientação profissional dos alunos das escolas complementares e primárias de Lisboa, pela organização dos serviços

de orientação profissional, pela investigação de carácter psicológico e pedagógico necessárias à prática da orientação e selecção profissionais, pela divulgação dos objectivos e dos métodos da Psicotecnia, pelas actividades de selecção profissionais para áreas específicas e pela divulgação de instrumentos de informação sobre a orientação profissional de que o Boletim foi, sem dúvida, e durante longo período, a publicação mais significativa e representativa da especialidade. Entre 1939 e 1947, com a criação da figura do perito orientador, o Instituto reforçou a orientação profissional nas escolas técnicas, mas a partir de

1955 foi perdendo importância e o seus quadros técnicos foram sendo esvaziados, sobretudo após a criação do psicólogo escolar orientador, na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação.

Actualmente, mantém serviços de atendimento ao público e continua a realizar exames de orientação e de selecção profissional.
Custodial history
Em virtude do Instituto de Orientação Profissional - IOP - não dispor de condições para manter o seu arquivo nas suas instalações, quer pela exiguidade das mesmas quer pela perigosidade em que se encontrava, em Agosto de 1992, foi solicitado ao AN/TT parecer sobre a conservação da sua documentação, acumulada desde 1925, data da criação do IOP, até 1970 - altura em que, na sequência de alterações metodológicas mais profundas relativamente à orientação profissional, se verificaram igualmente mudanças significativas na estrutura do arquivo - e proposta da substituição de suporte para microfilme.

Na sequência de processo de avaliação, a documentação analisada foi considerada de conservação permanente e de alcance nacional. Atendendo à natureza da entidade produtora, primeiro Instituto da Europa no género e pioneira, em Portugal, na área da orientação profissional e da Psicotecnia, ao valor informativo dos documentos, para a história da Psicotecnia e da instituição e à integridade do arquivo, o AN/TT propôs a incorporação deste conjunto arquivístico, com um total de 220 metros lineares.
Acquisition information
Incorporação, no IAN/TT, em 25 de Outubro de 1995, na sequência de processo de avaliação de documentação acumulada.
Scope and content
Integra documentação reveladora da história da Psicotecnia e da instituição em que sobressaem: processos de orientação e selecção profissional, cujos suportes documentais atestam a evolução da forma que assumiram os testes de orientação e a teoria neles representada; documentos de gestão interna (ordens de serviço, circulares, actas do Conselho Administrativo, elementos de estatística, organização e aperfeiçoamento de serviços); documentos informando sobre actividades de formação de orientadores (curso de Peritos Orientadores, curso básico de Rorschach e orientação de estagiários); documentos relacionados com práticas adoptadas pela política de ensino vigente (exames de selecção mental); publicações editadas pelo IOP (monografias e boletim), constituindo um instrumento de propaganda mas também uma fonte de informação privilegiada sobre a produção de conhecimento relativa à especialidade; correspondência diversa, testemunhando as múltiplas relações com entidades públicas e privadas que utilizaram os seus serviços - estabelecimentos do ensino superior e secundário, Direcção Geral do Ensino Superior, Direcção Geral de Viação, Direcção Geral de Saúde, instituições de assistência, Delegação de Saúde de Lisboa e Porto, organismos do Ministério da Justiça e do Ministério do Interior e empresas - e com a comunidade nacional a avaliar pelo número de particulares que a ela recorreram ao longo de várias décadas.

Além da documentação mencionada, integra ainda algumas séries referentes ao funcionamento interno do instituto como: gestão financeira (orçamentos, movimento de fundos, contas correntes, receitas e despesas); gestão patrimonial (inventários); gestão de pessoal (cadastro, registo de assalariamentos, assiduidade); gestão da informação (registos de correspondência, índices de processos e legislação); correspondência com entidades públicas - 10ª Repartição da Contabilidade Pública, Caixa Geral de Depósitos, Crédito e Previdência, Assistência na Doença aos Servidores do Estado e Tribunal de Contas - e fornecedores, sendo de destacar, nesta última série, a existência de informação relativa a material de psicotecnia.
Appraisal information
A pedido da direcção do Instituto, a documentação acumulada entre 1925 e 1970 foi sujeita a um processo de avaliação, em 1993, levada a cabo pelos AN/TT do qual resultou a conservação da quase totalidade do arquivo, dado que apenas foram destruídos documentos relativos à gestão financeira do Instituto, por já ter sido ultrapassado o prazo legal de conservação para efeitos de fiscalização do Tribunal de Contas e, sobretudo, por à época, o AN / TT não dispor de enquadramento e instrumento legal para proceder à eliminação de documentos.
Accruals
Em virtude de se tratar de um fundo aberto, em Maio de 2003, foram incorporadas 1129 caixas, contendo duas séries: processos de orientação e de aconselhamento vocacional de alunos (1971-1990); processos de selecção de motoristas (1957-1996).
Arrangement
Classificação orgânico-funcional, cujo quadro é o seguinte:

1. Gestão global

1.1 Legislação e regulamentação

1.1.1 Circulares recebidas

1.1.2 Ordens de serviço do IOP

1.2 Órgãos do IOP

1.2.1 Conselho Administrativo

1.2.1.1 Actas

1.3 Colecções temáticas de correspondência recebida e expedida

1.3.1 Correspondência com a Direcção Geral do Ensino Superior

1.3.2 Correspondência com estabelecimentos do ensino superior

1.3.3 Correspondência com estabelecimentos do ensino secundário

1.3.4 Correspondência sobre exames de orientação profissional

1.3.5 Correspondência sobre exames de selecção profissional

1.3.6 Correspondência com a Direcção Geral de Viação

1.3.7 Correspondência com a Direcção Geral de Saúde

1.3.8 Correspondência com estabelecimentos de assistência

1.3.9 Correspondência com estabelecimentos do Ministério da Justiça

1.3.10 Correspondência com a Delegação de Saúde de Lisboa

1.3.11 Correspondência com a Delegação de Saúde do Porto

1.3.12 Correspondência com diversos organismos sobre o Boletim e outras publicações

1.3.13 Correspondência sobre estatística e aperfeiçoamento de serviços do IOP

1.3.14 Correspondência sobre o curso de peritos orientadores

1.3.15 Correspondência sobre estagiários do IOP

1.3.16 Correspondência com fornecedores

2. Gestão Financeira

2.1 Orçamentos

2.1.1 Tabelas orçamentais

2.2 Movimento de fundos

2.2.1 Triplicados de requisições de fundos

2.2.2 Livros-caixa

2.2.3 Conta do movimento mensal de fundos

2.3 Contas Correntes

2.3.1 Contas correntes com dotações orçamentais

2.3.2 Borradores de contas correntes

2.3.3 Contas correntes com fornecedores e devedores

2.3.4 Índice alfabético de contas correntes com fornecedores

2.4 Receita

2.4.1 Registo de receitas

2.4.2 Documentos de receita

2.5 Despesa

2.5.1 Registo de folhas de vencimento

2.5.2 Duplicados de folhas de vencimento

2.5.3 Registo de facturas

2.5.4 Registo diário de facturas e outros documentos de despesa

3. Gestão Patrimonial

3.1 Inventário patrimonial

3.1.1 Registo de inventários

4. Gestão de Pessoal

4.1 Pessoal efectivo

4.1.1 Cadastro dos funcionários

4.2 Pessoal eventual

4.2.1 Registo de assalariamentos

4.3 Assiduidade

4.3.1 Livros de ponto do pessoal técnico

4.3.2 Livros de ponto da Secretaria

5. Gestão da Informação

5.1 Registo de correspondência recebida e expedida

5.2 Registo de correspondência expedida (copiadores)

5.3 Protocolos de correspondência expedida

5.4 Índice alfabético das secções e processos

5.5 Índice alfabético de legislação

6. Gestão do Projecto

6.1 Exames de orientação profissional

6.1.1 Registo de inscrições

6.1.2 Registo de exames

6.1.3 Provas de Exames

6.2 Exames de selecção profissional

6.2.1 Registo de inscrições

6.2.2 Registo de exames

6.2.3 Provas de Exames

6.3 Exames de aptidão profissional e selecção mental

6.3.1 Mapas de resultados de exames

6.4 Formação de orientadores

6.4.1 Curso de peritos orientadores

6.4.1.1 Registo de inscrições

6.4.1.2 Registo de matrículas

6.4.1.3 Livros de sumários

6.4.1.4 Registo de exames de frequência
Access restrictions
Comunicável, com excepção de documentação referente a dados pessoais em que se aplica o estipulado no nº 2 do artº 17º da Lei Geral de Arquivos, Dec. Lei nº 16/93 de 23 de Janeiro de 1993, salvo se houver autorização do próprio titular do processo ou desde que decorridos 50 anos sobre a data da morte da pessoa a que respeitam os documentos ou, não sendo esta data conhecida, decorridos 75 anos sobre a data dos documentos.
Conditions governing use
Constantes no regulamento interno que prevê algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação ou o fim a que se destina a reprodução de documentos, analisado, caso a caso, pelo serviço de reprografia, de acordo com as normas que regulam os direitos de propriedade do IAN/TT e a legislação sobre direitos de autor e direitos conexos.
Other finding aid
Guias de remessa:

PORTUGAL. Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo - Instituto de Orientação Profissional: guia de remessa. [Dactilografada]. 1995. Acessível na Torre do Tombo, Lisboa, Portugal. (L. 611).

Guias e Roteiros:

PORTUGAL. Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo. Direcção de Serviços de Arquivística - "Instituto de Orientação Profissional". in Guia Geral dos Fundos da Torre do Tombo: Instituições contemporâneas. Coord. Maria do Carmo Jasmins Dias Farinha; Maria Madalena de Moura Machado Garcia [et al.]; elab. Maria Manuela Castelo Branco N. F. Sousa Magalhães. Lisboa: IAN / TT, 2004. vol. 5. (Instrumentos de Descrição Documental).ISBN 972-8107-83-8 . p. 252-244 . Acessível no IAN/TT, IDD (L. 602).
Related material
Relação complementar: Portugal, Torre do Tombo, Arquivo de Oliveira Salazar (PT-TT- AOZ); Portugal, Torre do Tombo, Ministério da Educação Nacional (PT-TT- MEN).
Publication notes
Boletim do Instituto de Orientação Profissional. Lisboa: Instituto de Orientação Profissional, 1928
MOURA, Helena Cidade - A educação, a interacção das políticas e a legitimação da experiência social: o processo de orientação e a fatal desventura do Instituto de Orientação Profissional. Porto: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 1991. Sep. de Ciências da Educação em Portugal . Situação Actual e Perspectivas, p.145-165.
PORTUGAL. Ministério da Educação Nacional. Instituto de Orientação Profissional Maria Luísa Barbosa de Carvalho - Opiniões sobre o Instituto no livro de visitantes: de 1926 a 1937. [s.l.: s.n.], 1938. 44 p..Trabalhos do Instituto de Orientação Profissional Maria Luísa Barbosa de Carvalho.
PORTUGAL. Ministério da Educação Nacional. Instituto de Orientação Profissional Maria Luísa Barbosa de Carvalho - Prospecto.[s.l.: s.n.], 1943.
RODRIGUES, Ana Maria - Avaliação da documentação do arquivo do Instituto de Orientação Profissional: fichas de análise das séries documentais. [Dactilografadas]. 1993. Acessível no Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo, Lisboa, Portugal.
VASCONCELOS, Faria de - O Instituto de Orientação Profissional: sua finalidade, organização e funcionamento. [s.l.: s.n.], 1935. 6 p.
Creation date
2/8/2008 12:00:00 AM
Last modification
10/25/2012 11:17:48 AM
Record not reviewed.