José da Silva Carvalho

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/TT/JSC
Title type
Formal
Date range
1700 Date is certain to 1983 Date is certain
Dimension and support
14 caixas
Extents
0 Livros
Biography or history
José da Silva Carvalho (1782 - 1856), advogado e magistrado, foi um dos obreiros da Revolução de 1820, ministro de D. João VI, D. Pedro IV, D. Maria II e o primeiro Presidente do Supremo Tribunal de Justiça.

Filho dum casal de humildes lavradores, frequentou o Colégio das Artes em Coimbra e mais tarde, em 1800, a Faculdade de Leis da Universidade de Coimbra, onde se formou como Bacharel em 1805.

Em 1810 foi colocado como juiz de fora da vila de Recardães e em 1814 foi nomeado Juiz dos Órfãos da cidade do Porto .

José da Silva Carvalho, Manuel Fernandes Tomás, José Ferreira Borges e João Ferreira Viana fundaram o Sinédrio, associação revolucionária de que veio a resultar a Revolução Liberal de 1820. Silva Carvalho foi eleito membro da Junta Provisional preparatória das Cortes. Mais tarde fez parte da Regência do Reino e em 1821 foi ministro dos Negócios Eclesiásticos e da Justiça, cargo que exerceu até 1822. Com a Vila Francada exilou-se no estrangeiro. Posteriormente voltou a Portugal mas com a aclamação de D. Miguel, exilou-se novamente. Com o advento do liberalismo foi ministro da Fazenda, da Marinha e novamente dos Negócios Eclesiásticos e da Justica. Com a Revolução de Setembro exilou-se pela terceira vez. Voltou ao reino em 1838. Foi deputado, par do reino e senador, entre outros cargos que exerceu.
Acquisition information
Documentação doada à Torre do Tombo por Augusto da Silva Carvalho Osório, em Julho de 1941 e pela família Viana de Siqueira em 9 de junho de 2016.
Scope and content
Fundo que reúne documentação maioritariamente de carácter político, reveladora da actividade e dos cargos oficiais que José da Silva Carvalho desempenhou. A correspondência existente é em parte relativa ao período em que esteve exilado em Inglaterra, contando-se entre os correspondentes D. Pedro de Sousa Holstein (1º Duque de Palmela), Simão da Silva Ferraz de Lima e Castro (1º Barão de Rendufe), Francisco Furtado de Castro (2º Conde de Barbacena), João Alvarez Mendizábal, Luís António de Abreu Lima, D. Maria II, Joaquim Pedro Quintela (1º conde de Farrobo), António Teles da Silva Caminha e Meneses (1º Marquês de Resende), entre outros. Desse período de exílio são também os documentos relativos ao subsídio dado aos portugueses emigrados em Inglaterra, e uma carteira com o passaporte de José da Silva Carvalho passado em Londres.

Inclui documentação que lhe é póstuma, designadamente a que é relativa a seus familiares, caso de seu filho e neto João e José da Silva Carvalho, respetivamente.

Compreende documentação da Junta Provisória da Ilha Terceira, constituída para governar a ilha em nome de D. Pedro, na obediência à Carta Constitucional.

Contém numerosa documentação relacionada com a guerra civil portuguesa.

Contém uma série de livros de apontamentos sobre acontecimentos ocorridos entre os anos de 1829 e 1832, 1836 e 1840, um de apontamentos sobre finanças dos anos 1825 a 1852, e um outro de despesas pessoais. De registar ainda os livros com memorandos das sessões do Conselho de Estado, entre os anos de 1834 e 1852.

Entre outra documentação inclui-se a relacionada com o movimento absolutista português e governo de D. Miguel.

Inclui um conjunto de 56 cartas dirigidas à viscondessa de Soares Franco, Ângela Francisca Tom da Cunha, 2ª mulher de Francisco Soares Franco, 1º visconde de Soares Franco.

Arrangement
Documentação organizada segundo critérios funcionais.
Other finding aid
Guias e Roteiros:

PORTUGAL. Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo. Direcção de Serviços de Arquivística - "José da Silva Carvalho". in Guia Geral dos Fundos da Torre do Tombo: Colecções, Arquivos de Pessoas Singulares, de Famílias, de Empresas, de Associações, de Comissões e de Congressos. Coord. Maria do Carmo Jasmins Dias Farinha [et al.]; elab. Joana Braga; fot. José António Silva. Lisboa: IAN/TT, 2005. vol. VI. (Instrumentos de Descrição Documental). ISBN 972-8107-69-2. p. 139-141. Acessível no IAN/TT, IDD (L602/6).

PORTUGAL. Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo - José da Silva Carvalho [dactilografado]. Acessível na Torre do Tombo, Lisboa, Portugal. Guia de remessa (L 478 A).

AZEVEDO, Pedro de; BAIÃO, António - O Archivo da Torre do Tombo: sua história, corpos que o compõem e organização. 2ª ed. Lisboa: Livros Horizonte, 1989. p. A.-17

PORTUGAL, Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo - Guia de fontes portuguesas para a história da América Latina. Lisboa: CNCDP; Fundação Oriente; PNCM, 1997. ISBN 972-27-0871-6. Vol. 1, p. 122

SERRÃO, Joel (coord.); LEAL, Maria José da Silva; PEREIRA, Miriam Halpern - Roteiro de fontes da história portuguesa contemporânea. Lisboa: INIC, 1984. Vol. 1, p. 84-85.
Related material
Portugal, Torre do Tombo: Conselho de Estado (PT-TT-CE).
Publication notes
GUEDES, Armando Marques - José da Silva Carvalho. In "Jurisconsultos Portugueses do séc. XIX". Lisboa, 1947. vol. I.
SILVA, L. A. Rebelo da - José da Silva Carvalho. In "Varões ilustres das três Épocas Constitucionais". Lisboa, 1870.
VIANA, António - José da Silva Carvalho e o seu tempo. Lisboa, 1891.
http://www.aatt.org
Notes
No fundo Conselho de Estado (v. Guia das Instituições Contemporâneas) existem dois livros de Actas desse Conselho (1854-1865), sendo conselheiro José da Silva Carvalho, comprados à Sr.ª D. Maria da Soledade Ornelas de Oliveira, em Dezembro de 1984.
Creation date
16/02/2007 00:00:00
Last modification
30/05/2023 12:21:07