Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Inventário de extinção do Convento de São João Evangelista de Aveiro

Description level
File File
Reference code
PT/TT/MF-DGFP/E/002/00006
Title type
Atribuído
Date range
1859 Date is certain to 1932 Date is certain
Dimension and support
1 proc., 1 planta (471 f.); papel
Scope and content
O Convento pertencia à Ordem dos Carmelitas Descalços, e estava situado na freguesia de Nossa Senhora da Glória, de Aveiro. Foi extinto em 26 de Março de 1879, por morte da última religiosa, a madre prioresa Teresa Maria da Conceição.

À data do falecimento da madre prioresa, residiam ali senhoras seculares, pertencentes à Associação de Socorros aos Pobres de Santa Teresa de Jesus de Aveiro.

Contém a descrição e avaliação do convento e anexos, o inventário dos bens imóveis rústicos e urbanos, avaliação dos prazos e foros, das alfaias e objectos preciosos alguns para o serviço do culto, termos de entrega, relação do mobiliário e objectos (quadros e oratórios, entre outros) retirados da descrição da conferência do inventário geral de 1879, e novas designações de mobiliário e objectos de culto arrecadados da parte do Convento demolida, em Agosto de 1905. Inclui também relações da despesa do funeral da religiosa, de dívidas do Convento, de escrituras de empréstimo feito com fundos do Convento, bem como o catálogo geral do arquivo do suprimido Convento das Carmelitas de Aveiro, a planta da cerca e Convento, entre outros.

O cartório era constituído por livros de devedores de dinheiro a juros ao Convento, dos capitais mutuados (o inventário destes últimos livros de escrituração, foi feito em 18 de Fevereiro de 1874, estando presentes a prioresa do convento D. Teresa Maria da Conceição, o bacharel António Leite de Sousa Reis, delegado do Tesouro de Aveiro, José Ferreira Correia de Sousa Junior, da Repartição de Fazenda, e ainda as religiosas D. Maria da Piedade do Coração de Jesus, e D. Carolina Augusta de Jesus Maria José), de receita e despesa, dos foros, documentos de escrituras desde o ano 1617 a 1820, sentenças e cartas de arrematação, aforamentos, cartas de arrematação, entre outros.

Contém o termo de entrega das alfaias, vasos sagrados e mais objectos de culto da igreja e sacristia por depósito de 3 de Junho 1879, da Capela da Senhora Santa Ana, da Capela da Senhora das Dores, da Ermida da Cerca, da Casa da Roda, entre outras de acordo com a Lei de 4 de Abril de 1861, ao vigário geral da diocese de Aveiro.

A cerca grande do Convento foi entregue à Câmara Municipal de Aveiro, para a construção de escolas de instrução primária de ambos os sexos, em 3 de Julho de 1902.

Parte do edifício do convento foi cedido ao Ministério das Obras Públicas, representado pelo engenheiro Augusto Júlio Bandeira Neiva, em 27 de Junho de 1905.

Os quatro altares do extinto convento foram entregues aos representantes dos habitantes da Gafanha da Encarnação, concelho de Ílhavo, destinados a uma capela em construção, e também à Junta da Paróquia da freguesia de Fermentelos, concelho de Águeda, para a nova Igreja matriz da freguesia, em 22 de Abril de 1909.

A documentação menciona bens situados em Aveiro, Vagos, Albergaria, Estarreja, Águeda, Oliveira do Bairro, Ílhavo, Anadia.
Physical location
Ministério das Finanças, Convento de São João Evangelista de Aveiro, cx. 1869
Original numbering
IV/I/19 (1) a IV/I/19 (4) - caixa 12
Language of the material
Português
Notes
Em 2008, a descrição foi elaborada por Maria Filomena de Sequeira Carvalho (Torre do Tombo) a partir da consulta do documento.
Creation date
19/03/2009 00:00:00
Last modification
11/07/2016 13:38:20