Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Inventário de extinção do Convento de Nossa Senhora da Assunção do Castelo, de Moura, Beja

Description level
File File
Reference code
PT/TT/MF-DGFP/E/002/00007
Title type
Atribuído
Date range
1553 Date is certain to 1921 Date is certain
Dimension and support
1 proc. (1128 f.); papel; perg.
Scope and content
O Convento pertencia à Ordem dos Pregadores, situado na vila de Moura, concelho de Moura, distrito de Beja.

O Convento foi fundado por D. Ângela de Moura, por bula de Pio IV, dada em Setembro de 1562, nos seus terrenos, conforme testamento, aberto em 7 de Julho de 1593, com a cláusula expressa de que se o Convento fosse extinto todos os seus bens ficariam para o seu parente mais chegado ao Morgado de Corte Serrão.

Foi extinto em 12 de Junho de 1875, por morte da última religiosa D. Francisca de Paula Crugeira Rosado, o Estado tomou posse dos bens.

Por alvará régio de 15 de Julho de 1863, o bispo de Beja, eleito de Lamego, mandou suprimir o Convento, em virtude de haver apenas uma religiosa. O inventário de todos os bens foi feito a partir dessa data.

Contém o inventário das alfaias e mais objectos preciosos destinados ou não ao culto divino, nomedamente de objectos de prata, ouro, arame e estanho, quadros e paramentos, e ainda, do cartório, que foi elaborado na presença do presidente padre Joaquim José Teixeira, da prioresa soror Joana Tomázia de Brito Lobo e da soror Rita Josefa da Costa Pinto, em Moura, 10 de Junho de 1858; e o inventário mais completo de todos os objectos de valor e estima e móveis que foram encontrados no edifício do suprimido Convento depois do falecimento da última religiosa, 1876.

Inclui a nota das propriedades que pertencerem ao extinto Convento, dos domínios que faziam parte do rendimento do mesmo, título de padrão de juro D. Filipe, concedido às religiosas do convento, em 12 de Março de 1558, mapas das seculares existentes, da comunidade, autos de avaliação dos bens de raiz rústicos e urbanos, entre outros.

Integra documentos relativos à fundação do Convento (pública-forma da escritura de dote e obrigação de 15 de Janeiro de 1583, entre outros).

Reúne documentação de D. Teresa de Melo Breyner, condessa de Vila Real e Melo e de seu marido, de D. Ana Rufina de Melo Breyner, condessa do Sabugal e de seu marido, ambas irmãs e herdeiras do conde de Melo, que foi administrador do Morgado de Corte Serrão, distrito de Beja.

O cartório era constituído por escrituras de compra de propriedades, emprazamentos, substituições, repasses, cartas de sentenças a favor do convento, despachos do arcebispo de Évora, licenças, traslados de escrituras de aforamentos, Livro do Loio que continha a relação de bens de raiz da comunidade, tombo das fazendas, certidão do testamento da fundadora, inventários das preciosidades do convento, apontamentos, entre outros.

Compreende ainda documentos relativos ao Convento de Nossa Senhora do Amparo, de Vialonga, que pertenceu aos religiosos de Santo António da Província de Portugal.
Physical location
Ministério das Finanças, Convento de Nossa Senhora da Assunção do Castelo, de Moura, Beja, cx. 1870 e 1871
Original numbering
IV/I/20 (1) a IV/I/20 (2) - caixa 14
Language of the material
Português
Notes
Em 2008, a descrição foi elaborada por Maria Filomena de Sequeira Carvalho (Torre do Tombo) a partir da consulta do documento.
Creation date
19/03/2009 00:00:00
Last modification
16/03/2023 12:05:09