Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Inventário de extinção do Convento de Nossa Senhora da Conceição de Beja

Description level
File File
Reference code
PT/TT/MF-DGFP/E/002/00009
Title type
Atribuído
Date range
1858 Date is certain to 1921 Date is certain
Dimension and support
1 proc., 3 plantas (1215 f.); papel
Scope and content
O Convento foi extinto em 28 de Fevereiro de 1892, por morte da última religiosa, a madre D. Maria Felizarda Mendes Góis. Era também residente no Convento, desde 1840, a única religiosa proveniente do Convento de Santa Clara extra-muros, de 98 anos de idade, invisual e entrevada. Este Convento estava fechado há muitos anos devido a um roubo, tendo a comunidade sido recolhida em conventos do interior da cidade.

Em 8 de Março de 1892, a Fazenda Nacional tomou posse do extinto convento e igreja, situados no centro da cidade, na freguesia de Santa Maria, estando presentes no edifício, José Maria de Almeida, administrador interino do concelho de Beja, Joaquim Augusto Cabral da Silva, encarregado do inventário, e António Romão dos Santos.

Contém o inventário dos bens imóveis (prédios rústicos e urbanos), autos de avaliação das propriedades, de foros, prazos, e dos bens móveis, do mobiliário, e de outros objectos de uso profano, dos géneros, de quadros (São Gabriel, São Bento, Bom Pastor, Senhor no Horto, Senhora da Piedade, entre outros), de objectos preciosos de prata, de paramentos, de objectos de arame e estanho, órgãos, andores, diademas, painéis.

Inclui também mapas ou cadernos das seculares (datados de 1856-1858), dos bens e rendimentos, da despesa, do pessoal do Convento, de dívidas activas e passivas, da descrição do Convento e edifícios anexos, das alfaias.

Inclui autos de posse do extinto Convento e igreja.

Integra a cópia (de uma parte do Convento da Conceição ampliada) da carta topográfica de Beja, feita por Eduardo R. da Silva Valente, Beja 8 de Maio de 1888, plantas do Convento a indicar a demolição a efectuar da Direcção das Obra Públicas de Beja, e dos terrenos pertencentes ao extinto Convento da Conceição desta cidade, para venda (1894), entre outros.

O cartório do Convento era constituído por tombos (de bens, propriedades, foros e rendas), títulos, livros (de escrituras de aforamentos, livro do provedor das capelas instituídas pela infanta D. Beatriz, livro de escrituras dos infantes, livro de entrada dos irmãos Terceiros da Ordem de São Francisco), uma planta de parte do Convento, livros religiosos e profanos, crónica do Convento, entre outros.

A Câmara Municipal de Beja solicitou os livros do cartório relacionados com a História daquele distrito para serem incorporados na Biblioteca Municipal ou no Museu, em 1892.

Depois do arrolamento dos objectos do Convento pela Fazenda Nacional, por Lei de 4 de Abril de 1861, a igreja (fundada pelos pais do rei D. Manuel), com as suas dependências e claustros, foi destinada ao estabelecimento da Sé Catedral de Beja, anteriormente instalada na Igreja de São Salvador, as alfaiais e alguns objectos do Convento foram entregues à autoridade eclesiástica, ao Museu da Academia de Belas Artes e Arqueologia de Lisboa, bem como parte de uma custódia de prata dourada, a Cruz com o Santo Lenho, um hábito de São Tiago com pedras preciosas, um tapete que servia no enterro das freiras, resplendores, entre outros.

Em 1893, deu-se início à demolição de parte do Convento que se encontrava em ruína, patente na planta do Convento, elaborada pela Direcção das Obra Públicas de Beja, tendo sido o material entregue à Sociedade Teatral Bejense.

A Câmara Municipal de Beja tomou posse do Palácio dos Infantes, e terrenos adjacentes anexos ao suprimido Convento, e da faixa do mesmo para alargamento das ruas e largos, obrigando-se a mesma Câmara, ao pagamento anual ou remissão ao visconde de Altas Móras, do foro de 40.000 réis imposto no palácio, em 1894.

A documentação menciona bens situados nos concelhos de Beja, Évora, Alcácer do Sal, Ourique, Grândola, Portel, Arraiolos, Estremoz, Reguengos, Almodovar, Serpa, Aljustrel, Ferreira do Alentejo, Cuba, Vidigueira, entre outros.
Physical location
Ministério das Finanças, Convento de Nossa Senhora da Conceição de Beja, cx. 1872 e 1873
Original numbering
IV/I/29 (1) a IV/I/29 (36) - caixa 15
Language of the material
Português
Notes
Em 2008, a descrição foi elaborada por Maria Filomena de Sequeira Carvalho (Torre do Tombo) a partir da consulta do documento.
Creation date
19/03/2009 00:00:00
Last modification
11/07/2016 13:38:20