Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Inventário de extinção do Convento das Chagas de Braga

Description level
File File
Reference code
PT/TT/MF-DGFP/E/002/00021
Title type
Atribuído
Date range
1856 Date is certain to 1890 Date is certain
Dimension and support
1 proc. (202 f.); papel
Scope and content
O Convento das Chagas de Braga também era conhecido por Convento do Real Colégio das Chagas de Braga, ou Convento das Ursulinas, e pertencia à Ordem das Ursulinas. O Convento foi extinto em 19 de Agosto de 1880.

A última religiosa, a madre abadessa D. Rita de Cássia Maria das Chagas, faleceu em 14 de Maio de 1880.

A última religiosa, foi transferida para o Convento do Salvador, por ordem do arcebispo primaz.

A Fazenda Nacional tomou posse do edifício do Convento e mais pertenças, em 2 de Agosto de 1880.

O primeiro inventário da descrição do Convento e anexos, foi executado em 1858, na presença da religiosa e superiora D. Maria de Assis das Chagas.

Contém inventários de bens imóveis (prédios rústicos e urbanos) e dos bens móveis, descrição e avaliação do edifício do Convento e anexos, inventário e avaliação de alfaias e objectos preciosos de culto e profanos, do cartório, mapas de bens e rendimentos, despesa, do pessoal, de dívidas activas e passivas, inventário geral do extinto Convento, de 1880.

Inclui a relação e avaliação de livros de teor místico, biografias de santos, breviários, teológicos, de matemática, de música, arte grega, didácticos (ortografia ou arte de escrever a língua portuguesa, por Feijó), mapas, dicionários, crónica dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho, entre outros.

O cartório era constituído por livros de certidões de missas pelos confrades que morreram desde 1726, de assento das educandas, das religiosas sepultadas na igreja, de registo de eleições das preladas, de entradas das noviças, dos mordomos das confrarias, de receita e despesa, bem como uma lata contendo diversas bulas pastorais e papéis diversos, escrituras de prazo, entre outros.

Contempla o auto de posse do edifício do Convento e mais pertenças, termos de arrematação de móveis e outros objectos, de livros, entre outros.

Por Portaria de 3 de Julho de 1878, o edifício do Convento foi destinado ao Seminário Diocesano de Braga.
Physical location
Ministério das Finanças, Convento das Chagas de Braga, cx.1890
Original numbering
IV/I/53 (1) a IV/I/53 (6) - caixa 30
Language of the material
Português
Creation date
19/03/2009 00:00:00
Last modification
28/04/2016 12:58:47