Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Inventário de extinção do Convento de Santa Clara de Vinhais de Bragança

Description level
File File
Reference code
PT/TT/MF-DGFP/E/002/00023
Title type
Atribuído
Date range
1856 Date is certain to 1927 Date is certain
Dimension and support
1 proc. (569 f.); papel
Scope and content
O Convento foi extinto em 3 de Fevereiro de 1879.

A única religiosa, de acordo com ordens superiores, aceitou sair da clausura do convento juntamente com as recolhidas, tendo ido para casa da sua família.

Contém inventários de bens imóveis (prédios rústicos e urbanos) e dos bens móveis, descrição e avaliação do edifício do convento e anexos, inventário e avaliação de alfaias, paramentos e objectos preciosos de culto e profanos, caderno de avaliação de prazos, de foros, mapas de bens e rendimentos, despesa, do pessoal, de dívidas activas e passivas, bem como ofícios, autos de louvação, de avaliação, termo de entrega do cartório, entre outros.

O cartório deste Convento, bem como os dos conventos de Santa Clara de Bragança, São Bento de Bragança, São Francisco de Mogadouro, São Francisco de Bragança, e o Convento das Flores, foram entregues por Miguel Maria Pinto, oficial de Fazenda ao Inspector Geral Interino das Bibliotecas e Arquivos Públicos, Tomás Lino da Assunção, em 16 de Maio de 1896.

O cartório do Convento de Santa Clara de Vinhais, continha livros de [razão], de recibos, das eleições das abadessas, do recibo, do pão dos foros, da receita e despesa, e maços com papéis avulsos.

O cartório do Convento de Santa Clara de Bragança, era constituído por livros de visitas, dos foros do pão, das eleições, das eleições e capítulos de visitas, de receita e despesa, de várias lembranças, do tombo real, e por um maço com três sentenças, entre outros.

A documentação menciona bens situados nos concelhos de Vinhais, Mirandela, Chaves (distrito de Vila Real), Bragança.
Physical location
Ministério das Finanças, Convento de Santa Clara de Vinhais de Bragança, cx.1892
Original numbering
IV/I/63 (1) a IV/I/63 (67) - caixa 32
Language of the material
Português
Notes
Em 2008, a descrição foi elaborada por Maria Filomena de Sequeira Carvalho (Torre do Tombo) a partir da consulta do documento.
Creation date
19/03/2009 00:00:00
Last modification
11/07/2016 13:38:21