Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Inventário de extinção do Convento de Santa Ana de Coimbra

Description level
File File
Reference code
PT/TT/MF-DGFP/E/002/00028
Title type
Formal
Date range
1856 Date is certain to 1933 Date is certain
Dimension and support
1 proc., papel; perg.
Scope and content
O Convento pertencia à Ordem dos Agostinhos Calçados, estava situado extra-muros da cidade de Coimbra. Foi extinto em 19 de Junho de 1885, em conformidade com a comunicação de 27 de Junho de 1885, recebida do Ministério dos Negócios Eclesiásticos, mandando transferir a única religiosa.

A última religiosa D. Maria José de Carvalho, foi então transferida para o Colégio das Ursulinas, em 6 de Junho de 1885, tendo falecido no dia 14 de Abril de 1891.

Contém inventários de bens imóveis (prédios rústicos e urbanos) e dos bens móveis, descrição e avaliação do edifício do convento e anexos, de alfaias, e mais objectos de culto e profanos, inventário de prazos, de foros, mapas de rendimentos, de pessoal secular, de despesa.

O inventário do cartório era constituído por livros de emprazamentos, reconhecimentos, sentenças, profissões, Tombo das rendas da Cruz dos Morouços, documentos diversos, entre outros. Foi elaborado no Colégio das Ursulinas de Pereira, na presença da única religiosa (transferida do extinto Convento para o mesmo colégio e trazendo consigo os bens do Convento), de Adriano Afonso da Mata, José Maria Casimiro de Abreu, entre outros, a 25 de Agosto de 1886.

Reúne anúncios para arrendamentos em hasta pública, o termo de entrega de imagens e objectos pertencentes à Igreja do extinto Convento, à Confraria de Nossa Senhora dos Milagres erecta na freguesia de São Paio, concelho de Oliveira do Hospital (1897), entre outros.

Algumas imagens e objectos da igreja foram entregues à Sé da cidade para uso na Igreja de São Pedro.

Contempla folhas de pagamento de funcionários da Repartição de Fazenda, o termo de entrega e posse do Convento, igreja e cerca para estabelecimento provisório do Regimento de Infantaria N.º 23 (1885), autos de avaliação, entre outros.

A documentação menciona bens situados nos concelhos de Coimbra, Montemor-o-Velho, Cantanhede, Penela, Mealhada, Pombal, Golegã, Condeixa, Figueira da Foz.
Physical location
Ministério das Finanças, Convento de Santa Ana de Coimbra, cx.1900 e 1901
Original numbering
IV/I/68 (1) a IV/I/68 (69) - caixa 37 e 37 A
Language of the material
Português
Notes
Em 2008, a descrição foi elaborada por Maria Filomena de Sequeira Carvalho (Torre do Tombo) a partir da consulta do documento.
Creation date
19/03/2009 00:00:00
Last modification
11/07/2016 13:38:21