Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Inventário de extinção do Convento de Santa Maria do Lorvão de Coimbra

Description level
File File
Reference code
PT/TT/MF-DGFP/E/002/00031
Title type
Formal
Date range
1887 Date is certain to 1935 Date is certain
Dimension and support
1 proc.; papel
Scope and content
O convento foi extinto em 3 de Julho de 1887, por morte da última religiosa D. Luísa Madalena de Sousa Tudela, da Ordem de São Bernardo.

Contém inventários de bens imóveis (prédios rústicos e urbanos) e dos bens móveis, descrição e avaliação do edifício do convento e anexos, de alfaias, e mais objectos de culto e profanos, inventário de prazos, de foros, mapas de rendimentos, dos rendeiros.

Contempla autos de avaliação de bens, inventários adicionais de objectos não descritos em inventários anteriores, e de objectos roubados (1860), autos de inventário de bens móveis, (1892), relação dos objectos existentes na casa do cartório, inventário dos objectos vendidos.

O cartório foi transferido para o Arquivo Nacional da Torre do Tombo, por Decreto de 2 de Outubro de 1862, e da Portaria de 9 de Julho de 1863, num total de mil quatrocentos e oitenta documentos e um códice intitulado "Livro dos frutos das herdades que há em Lorvão".

A relação do mesmo foi assinada por D. Maria da Graça Freire Pessoa, abadessa, que entregou os documentos a João Pedro da Costa Basto, datada do Mosteiro do Lorvão, em 31 de Agosto de 1864. A certidão da cópia, foi feita por André Nogueira Manilha, escrivão da Fazenda, em Penacova, a 4 de Maio de 1891.

Contempla cópias do Inventário dos documentos do Real Mosteiro transferidos para o Arquivo Nacional da Torre do Tombo, a relação de tombos de propriedades, livros de notas e de foros dos séculos XVIII e XIX do cartório do extinto Convento, enviados por Lino de Assunção, Inspector Geral Interino das Bibliotecas e Arquivos Públicos, à Repartição da Fazenda de Coimbra.

Integra a relação dos livros e documentos do cartório do Convento, que em virtude da Portaria do Ministério do Reino de 5 de Agosto de 1879, foram enviados à Torre do Tombo: forais em pergaminho do Botão, do Couto do Rio de Asnos, de Sabugosa, de Abiul, entre outros; tombos de propriedades do mosteiro, de propriedades no Porto e prazos Entre-Douro-e-Minho, entre outros; de Notas dos tabeliães: Vasco Martins, António Francisco, Nicoláu Jorge Galvão, Bernardo Luís, Baltasar Martins, entre outros. A relação foi assinada por D. Luísa Madalena Tudela, Roberto Augusto da Costa Campos, e Rafael Eduardo de Azevedo Bastos, no Mosteiro do Lorvão, a 18 de Agosto de 1879. Foi certificada por André Nogueira Manilha, escrivão de Fazenda, em Penacova, 5 de Maio de 1891.

Alguns objectos foram enviados ao Museu da Academia de Belas Artes e Arqueologia de Lisboa; à secção de Arqueologia do Instituto de Coimbra para depósito no seu Museu.

Inclui a procuração da abadessa do mosteiro D. Maria da Graça Freire Pessoa a constituir Miguel Ferreira Dinis, seu procurador, em 19 de Maio de 1864, com selo de chapa.

Compreende documentos sobre a concessão da água da mina do Convento, às escolas.

A documentação menciona bens situados nos concelhos de Penacova, Coimbra, Braga, Covilhã, Torres Vedras, Montemor-o-Velho, Viseu, Vila do Conde, Lousã, Vila Nova de Gaia, entre outros.
Physical location
Ministério das Finanças, Convento de Santa Maria do Lorvão de Coimbra, cx.1907 a 1908
Original numbering
IV/I/80 (1) a IV/I/80 (147) - caixa 40, 40 A
Language of the material
Português
Creation date
19/03/2009 00:00:00
Last modification
04/05/2015 11:03:31