Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Inventário de extinção do Convento do Bom Jesus, de Viana do Alentejo de Évora

Description level
File File
Reference code
PT/TT/MF-DGFP/E/002/00033
Title type
Formal
Date range
1858 Date is certain to 1930 Date is certain
Dimension and support
1 proc.; papel
Scope and content
O Convento foi extinto em 2 de Janeiro de 1902, por morte da última religiosa D. Maria Miquelina de Vasconcelos, da Ordem de São Jerónimo.

Contém inventários de bens imóveis (prédios rústicos e urbanos) e dos bens móveis, descrição e avaliação do edifício do convento e anexos, de alfaias, e mais objectos de culto e profanos, inventário de prazos, de foros, censos e pensões (1882), bem como facturas da despesa com o funeral da última religiosa em 4 de Janeiro de 1902, caderno da descrição dos títulos de crédito público e de escrituras de empréstimos feito com fundos do Convento.

Contempla a relação e autos de avaliação relativos a onze propriedades pertencentes aos conventos de São João da Penitência de Estremoz, das Servas de Borba, e do Bom Jesus de Viana, bem como telegramas, a relação das propriedades pertencentes aos conventos de São João da Penitência de Estremoz, da Saudação de Montemor, de Santa Cruz de Vila Viçosa, da Esperança de Vila Viçosa, e do Bom Jesus de Viana (1862).

Compreende o Inventário de todos os bens, direitos e acções pertencentes ao Convento do Bom Jesus, 1901 (74 f.), em que participou a madre abadessa D. Maria Miquelina de Vasconcelos, entre outros. Contempla a descrição do cartório, e da livraria do convento constituída por obras biográficas, místicas, doutrinais, pedagógicas, históricas, crónicas, livros de oração e meditação, teologia, missal, hagiologias sobre Santa Teresa, São Filipe Nery, São Francisco, São Jerónimo, "Céu místico", crónicas de Cister, dos padres menores, cartas directivas e doutrinais, cartas do Japão, "História da fundação de Santa Mónica de Goa" (1699), entre outras obras de teor religioso.

O cartório do Convento reunia livros de receita, contas do celeiro, cobrança de foros, despesa, tombos, de cartas de profissão, documentos de sentenças, escrituras de compra, de arrendamento, testamento, provisão da rainha D. Maria, escritura de excomungada, de contrato de dote de noviça, entre outros.

Integra o livro do auto de posse de todos os bens, do suprimido Convento pela Fazenda Nacional, 1902 (96 f.).

Inclui jornais, a relação dos objectos enviados para o Museu Nacional da Academia de Belas Artes, entre outros.

A documentação menciona bens situados nos concelhos de Viana do Alentejo, Évora, Cuba, Vidigueira, Alvito, Serpa, Portel, Alcácer do Sal, Ferreira, Montemor, Beja, entre outros.
Physical location
Ministério das Finanças, Convento do Bom Jesus, de Viana do Alentejo de Évora, cx.1910 e 1911
Original numbering
IV/I/82 (1) a IV/I/82 (72) - caixa 43 e 43 A
Language of the material
Português
Notes
Em 2008, a descrição foi elaborada por Maria Filomena de Sequeira Carvalho (Torre do Tombo) a partir da consulta do documento.
Creation date
19/03/2009 00:00:00
Last modification
11/07/2016 13:38:22