Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Inventário de extinção do Convento de Nossa Senhora das Chagas de Vila Viçosa de Évora

Description level
File File
Reference code
PT/TT/MF-DGFP/E/002/00034
Title type
Formal
Date range
1858 Date is certain to 1941 Date is certain
Dimension and support
1 proc.; papel
Scope and content
O Convento foi extinto em 12 de Outubro de 1905, por morte da última religiosa D. Maria Carolina Augusta da Piedade, da Ordem de São Francisco, também era designado por Convento das Chagas de Cristo.

Contém inventários de bens imóveis (prédios rústicos e urbanos) e dos bens móveis, descrição e avaliação do edifício do convento e anexos, de alfaias, e mais objectos de culto e profanos, inventário e avaliação de prazos, de foros, inventário da livraria, e do cartório, bem como ofícios, requerimentos, folha de despesa da avaliação de um prédio rústico, inventário adicional dos bens com arrematações, caderno da descrição dos títulos de crédito público e de escrituras de empréstimos feito com fundos do Convento, autos de avaliação de foros, certidões, folhas de gratificação a avaliadores, relações dos capitais mutuados, autos de arrematação de bens de uso profano, entre outros.

Inclui relações de objectos enviados para o Museu Nacional de Belas Artes, dos objectos do espólio escolhidos para o Museu de Évora, dos livros e uma estante que se achavam em poder da autoridade eclesiástica para serem entregues à Biblioteca de Évora, em 1906, e dos livros escolhidos por Joaquim de Ascensão Valdez, chefe da contabilidade da Secretaria Geral das Bibliotecas e Arquivos Públicos, para serem entregues à Biblioteca de Évora.

Compreende documentos de Carlos Afra e Silva, administrador da Casa de Bragança, a informar que todos os objectos de culto inventariados foram distribuídos por várias igrejas da localidade pelo representante do arcebispo de Évora, tendo os restantes sido arrematados por particulares (1935). A Casa de Bragança adquiriu o edifício do Convento e a igreja por hasta pública.

A documentação menciona bens situados nos concelos de Vila Viçosa, Elvas, Borba, Alandroal, Estremoz, entre outros.
Physical location
Ministério das Finanças, Convento de Nossa Senhora das Chagas de Vila Viçosa de Évora, cx. 1912
Original numbering
IV/I/83 (1) a IV/I/83 (3) - caixa 44
Language of the material
Português
Notes
Em 2008, a descrição foi elaborada por Maria Filomena de Sequeira Carvalho (Torre do Tombo) a partir da consulta do documento.
Creation date
19/03/2009 00:00:00
Last modification
11/07/2016 13:38:22