Available services

Inventário de extinção do Convento de São José de Évora

Description level
File File
Reference code
PT/TT/MF-DGFP/E/002/00045
Title type
Formal
Date range
1857 Date is certain to 1928 Date is certain
Dimension and support
1 proc.; papel
Scope and content
O Convento pertencia à Ordem das Carmelitas Descalças, também era designado por Convento Novo, estava situado na Rua de Avis, na freguesia de São Mamede. Foi extinto em 19 de Outubro de 1886, por morte da última religiosa, a madre Maria Teresa de São José.

Contém inventários de bens imóveis (prédios rústicos e urbanos) e dos bens móveis, descrição e avaliação do edifício do Convento e anexos, de alfaias, e mais objectos de culto e profanos, de foros, prazos, cartório.

Inclui autos de avaliação de bens, bem como requerimentos (da Real Casa Pia de Évora), listas de arrematações (impressas), e a cópia de parte do testamento do bacharel João Baptista Rolo. Contempla a relação dos objectos pertencentes ao culto, existentes no Convento de Santa Mónica, que se achavam a cargo do Asilo de Infância Desvalida, que foram entregues por José Maria Gutierres, em 23 de Junho de 1884.

Integra a cópia do auto de posse do Convento de Santa Mónica (1887), cópia do auto de posse dos edifícios dos extintos Conventos de Santa Mónica, e de São José, pela Casa Pia (1887), relações de objectos pertencentes aos conventos do Salvador e de São José, enviados ao Museu Nacional de Belas Artes de Lisboa (1887).

Integra a nota das propriedades e rendimento pertencentes às religiosas dos conventos suprimidos do Salvador, e de São José, um edital sobre a data de venda em hasta pública dos objectos de uso profano do Convento de São José, entre outros.

A documentação menciona bens situados nos concelhos de Évora, Viana do Alentejo, Arraiolos, Reguengos, Setúbal, Vidigueira, Coruche, Ferreira, entre outros.
Physical location
Ministério das Finanças, Convento de São José de Évora, cx. 1930
Original numbering
IV/I/24 (1) a IV/I/24 (33) - caixa 55
Language of the material
Português
Notes
Em 2008, a descrição foi elaborada por Maria Filomena de Sequeira Carvalho (Torre do Tombo) a partir da consulta do documento.
Creation date
19/03/2009 00:00:00
Last modification
11/07/2016 13:38:23