Available services

Inventário de extinção do Convento de Nossa Senhora da Saudação de Montemor-o-Novo de Évora

Description level
File File
Reference code
PT/TT/MF-DGFP/E/002/00046
Title type
Formal
Date range
1856 Date is certain to 1927 Date is certain
Dimension and support
1 proc.; papel
Scope and content
O Convento pertencia à Ordem de São Domingos, estava situado no Castelo da vila de Montemor-o-Novo. Foi extinto em 27 de Fevereiro de 1876, por morte da última religiosa, D. Maria Paula de Santa Rita Vellez.

Contém inventários de bens imóveis (prédios rústicos e urbanos) e dos bens móveis, descrição e avaliação do edifício do Convento e anexos, de alfaias, e mais objectos de culto e profanos, de foros, prazos, do cartório (continha livros e documentos - arrumados em quatro gavetas alfabetadas: A a D , e mais cinco gavetas pequenas -, tombos das propriedades do Convento; livros de receita e despesa, macetes de escrituras de reconhecimentos antiquíssimos de foros, livro de contas, títulos de foros e rendas das propriedades do convento, de subrogação de quinze alqueires de trigo na herdade da Gamela, entre outros).

Inclui a relação da despesas feitas com a última religiosa, autos de rectificação de avaliação de vários domínios directos.

Contempla a cópia do inventário geral feito pelo escrivão da Fazenda de Montemor-o-Novo, João Joaquim Salgado (1876), contém à margem averbamentos de bens arrematados, listas de arrematações (impressas), entre outros.

Reúne documentos sobre a concessão do edifício do Convento e a igreja, à comissão administrativa do Asilo Montemorense da Infância Desvalida (1878).

Inclui ainda autos cíveis provenientes da Relação de Lisboa, sendo a Fazenda Nacional exequente, e executado, José Gregório Feio Pereira Rosa (1900-1903).

A documentação menciona bens situados nos concelhos de Évora, Montemor-o-Novo.
Physical location
Ministério das Finanças, Convento de Nossa Senhora da Saudação de Montemor-o-Novo de Évora, cx. 1931 e 1932
Original numbering
IV/I/25 (1) a IV/I/25 (49) - caixa 56 e 56 A
Language of the material
Português
Notes
Em 2008, a descrição foi elaborada por Maria Filomena de Sequeira Carvalho (Torre do Tombo) a partir da consulta do documento.
Creation date
19/03/2009 00:00:00
Last modification
11/07/2016 13:38:23