Available services

Inventário de extinção do Convento da Madre de Deus de Vinhó da Guarda

Description level
File File
Reference code
PT/TT/MF-DGFP/E/002/00050
Title type
Formal
Date range
1857 Date is certain to 1928 Date is certain
Dimension and support
1 proc.; papel
Scope and content
O Convento da Madre de Deus de Vinhó pertencia à Ordem dos Frades Menores (Ordem de São Francisco), estava situado no lugar de Vinhó, concelho de Gouveia. Foi extinto por Portaria de 2 de Abril de 1862.

Declarado extinto, apenas em 30 de Setembro de 1868 se concretizou, por ocasião da saída imposta à religiosa soror Mariana Henriqueta do Coração de Jesus e Saldanha, e à sua transferência para outra residência, conforme Portaria de 3 de Setembro de 1868, do Ministério dos Negócios Eclesiásticos de Justiça, expedida ao governador do bispado de Coimbra.

A religiosa faleceu a 7 de Abril de 1869.

Contém inventários de bens imóveis (prédios rústicos e urbanos) e dos bens móveis, descrição e avaliação do edifício do Convento e anexos, de alfaias, objectos de culto, profanos, e preciosos, de foros, prazos, cartório, autos de avaliação de bens para venda, relações de foros, censos ou pensões para venda, termos de entrega de alfaias e mais objectos (1862).

Inclui a cópia do auto de posse e inventário do Convento, em 23 de Abril de 1869, e listas de arrematações (impressas).

Contempla a certidão de um auto de investigação, um decreto de D. Carlos I, de 2 de Setembro de 1869 sobre a concessão da Capela do Menino Jesus.

Integra ofícios com informações sobre os conventos de Santa Clara, da cidade da Guarda (onde habitava somente uma religiosa, em 9 de Dezembro de 1862), bem como do Convento da Vila de Trancoso, ambos associados às religiosas da Madre de Deus, de Vinhó.

Compreende também documentos relativos à extinção do Convento de Nossa Senhora do Couto, freguesia de Melo, do concelho de Gouveia, nomeadamente inventários de descrição e avaliação do edifício e anexos, de alfaias, títulos de crédito público, rendimentos, uma certidão da abadessa, entre outros.

Integra um requerimento da abadessa do Convento de Nossa Senhora do Couto e do actual de Vinhó e mais religiosas, declararando que este último, ainda não podia ser extinto, porque residia no Convento da Castanheira, D. Matilde Ludovina de São José, religiosa professa do Convento de Vinhó, datado de 11 de Dezembro de 1862.

Em virtude das Portarias de 26 de Novembro de 1858, e de 21 de Dezembro de 1859, as freiras clarissas provenientes do extinto Convento franciscano de Nossa Senhora do Couto (Nabainhos), situado na freguesia de Melo, do concelho de Gouveia, foram transferidas para este de Vinhó, em 27 de Janeiro de 1860.

Depois de falecerem as duas últimas religiosas do Convento de Vinhó, restaram as freiras que vieram do Convento do Couto - que fora posto à disposição do Ministério da Fazenda para ser vendido.

Contém cadernos de inventários do Convento de Nossa Senhora do Couto, elaborados em 6 de Setembro de 1857, contando com a presença (no interior da grade do mesmo edifício), da madre abadessa D. Josefa Vitória de Santo António Henriques Ferreira, do escrivão de Fazenda, de António Alves Cabral, prior colado na freguesia de Melo e arcipreste do distrito de Linhares, encarregado pelo prelado do bispado da Guarda, entre outros.

Contempla requerimentos do conde de Melo, par do Reino, a requerer a restituição do extinto Convento do Couto e suas pertenças, fundado em terrenos seus, baseando-se na disposição testamentária da sua fundadora (pertencente à Casa do Conde Melo) de que voltaria à posse dos herdeiros quando fosse desabitado por freiras.

Inclui documentos do barão de Rio Torto, Joaquim Martins da Cunha, morador no concelho de Gouveia sobre a posse de prédios rústicos arrematados em hasta pública (1875), entre outros.

Compreende o livro do inventário dos foros do suprimido Convento da Madre de Deus, de Vinhó, 1901, 114 fl.

A documentação menciona bens situados nos concelhos de Gouveia, Pinhel, Sabugal, Seia, Fornos de Algodres, entre outros.
Physical location
Ministério das Finanças, Convento da Madre de Deus de Vinhó da Guarda, cx. 1936
Original numbering
IV/I/42 (1) a IV/I/42 (64) - caixa 65
Language of the material
Português
Notes
Em 2008, a descrição foi elaborada por Maria Filomena de Sequeira Carvalho (Torre do Tombo) a partir da consulta do documento.
Creation date
19/03/2009 00:00:00
Last modification
11/07/2016 13:38:23