Available services

Inventário de extinção do Convento do Desagravo do Santíssimo Sacramento do Louriçal de Leiria

Description level
File File
Reference code
PT/TT/MF-DGFP/E/002/00053
Title type
Formal
Date range
1859 Date is certain to 1911 Date is certain
Dimension and support
1 proc.; papel
Scope and content
O Convento pertencia à Ordem dos Frades Menores (Ordem de São Francisco), estava situado na vila do Louriçal, concelho de Pombal. Foi extinto em 11 de Março de 1878, por morte da última religiosa D. Maria da Nazaré.

Contém inventários de bens imóveis (prédios rústicos e urbanos) e dos bens móveis, descrição e avaliação do edifício do Convento e anexos, de alfaias, objectos de culto, profanos, e preciosos, de foros, descrição e avaliação dos prazos feita na casa da roda ou locotório do Convento (1859), escrituras de empréstimos com fundos do Convento, títulos de Crédito Público.

Inclui a relação do cartório constituído por livro de foros e juros pertencentes à Capela do Santíssimo Sacramento do Convento, da instituição da capela de Rosa Maria Soares, viúva, livro para a descrição da côngrua real do Convento, bens da capela do Santíssimo, rendimentos e fazendas que lhe pertencem, um testamento feito pelo padre António Pereira Caldas (1811), uma cópia de parte do testamento de D. Fernando de Meneses, conde da Ericeira, cartas de Luís José Foncault, deputado e secretário da Mesa da Fazenda da Universidade de Coimbra, sobre laudémios, recibo passado ao presidente do Real Hospício da Bemposta, entre outros (1878).

Reúne autos de avaliação e descrição de bens do Real Convento do Desagravo do Santíssimo Sacramento, e do Recolhimento de Santa Teresa, ambos da vila do Louriçal.

Importa referir, que em 1865, o antigo Recolhimento de Santa Teresa passou a Colégio Ursulino do Louriçal.

Em Setembro de 1865, o bispo de Coimbra pretendia, que se procedesse à desamortização dos

bens do Colégio Ursulino do Louriçal, e do respectivo edifício, para facilitar a transferência das religiosas para o de Coimbra.

Integra a relação dos objectos do estinto Convento destinados ao Museu de Belas Artes e Arqueologia de Lisboa (1887), termo de louvação, entre outros.

A documentação menciona bens situados nos concelhos de Pombal, Soure.
Physical location
Ministério das Finanças, Convento do Desagravo do Santíssimo Sacramento do Louriçal de Leiria, cx. 1939
Original numbering
IV/I/45 (1) a IV/I/45 (17) - caixa 68
Language of the material
Português
Notes
Em 2008, a descrição foi elaborada por Maria Filomena de Sequeira Carvalho (Torre do Tombo) a partir da consulta do documento.
Creation date
19/03/2009 00:00:00
Last modification
19/03/2021 14:53:18