Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Inventário de extinção do Convento da Madre de Deus de Xabregas de Lisboa

Description level
File File
Reference code
PT/TT/MF-DGFP/E/002/00058
Title type
Atribuído
Date range
1856 Date is certain to 1934 Date is certain
Dimension and support
1 proc. (286 f.); papel
Scope and content
O Convento pertencia à Ordem dos Frades Menores (Ordem de São Francisco), também era designado por Convento de Nossa Senhora da Madre de Deus, estava situado na freguesia de São Bartolomeu do Beato, concelho dos Olivais. Foi extinto em 15 de Agosto de 1869, por morte da última religiosa, soror Rosa Maria do Coração de Jesus.

A única religiosa que residia no Convento da Madre de Deus, a madre vigária soror Teresa Clara de Jesus Maria José, que pertencia ao Convento de Nossa Senhora da Conceição dos Mártires de Sacavém, encontrava-se presente (nas grades) à data da execução do inventário (1869), e quando ingressou no Convento de Nossa Senhora da Visitação, de Arroios, recebeu uma tença para o seu sustento.

Contém inventários de bens imóveis (prédios rústicos e urbanos) e dos bens móveis, descrição e avaliação do edifício do Convento e anexos, de alfaias, objectos de culto, profanos, e preciosos (1860).

Inclui o inventário do Convento da Madre de Deus, realizado em 1860, feito por determinação do ofício de 1 de Dezembro de 1858, expedido pela delegação do Tesouro do distrito de Lisboa, ao escrivão suplente de Fazenda, Francisco João Brady, sendo o prior João Manuel Rodrigues Lima, encarregado da feitura do mesmo, por ofício do vigário geral interino do Patriarcado, datado de 24 de Dezembro de 1859, bem como do inventário do Convento das religiosas de Sacavém, do concelho dos Olivais, em cumprimento do Aviso Régio de 12 de Maio de 1857, e do Decreto Patriarcal de 4 de Junho do mesmo ano.

Reúne inventários de foros, prazos, títulos de Crédito Público e escrituras de empréstimos com fundos do Convento, mapa do pessoal do Convento, das dívidas activas e passivas, despesa, cópia do inventário (1860).

Integra autos de avaliação dos bens rústicos e urbanos dos Conventos da Madre de Deus, das Religiosas Descalças de Santo Agostinho, do Grilo vulgo Grilas, e de Marvila (1861).

Contempla ofícios do escrivão de Fazenda, sobre a existência de quadros do pintor Grão Vasco entre outros, na capela da sacristia da Igreja.

Documentos sobre a entrega do edifício do Convento da Madre de Deus, ao Asilo de D. Maria Pia, sendo director Manuel de Oliveira Barros (1869), e da concessão das cercas à administração do Asilo, por Portaria de 16 de Agosto de 1869.

Inclui o Auto de conferência efectuada a 18 de Janeiro de 1834, no edifício denominado Madre de Deus, junto ao edifício do Asilo D. Maria Pia, do inventário dos bens existentes na Igreja da Madre de Deus e suas dependências (relação dos objectos - quadros, alfaias, objectos do culto divino, painéis de azulejos, mobília, entre outros - que faltam no Convento em face do arrolamento, feito em 13 de Agosto de 1869).

Contém a relação dos objectos enviados para o Museu de Arte Antiga.

Compreende o inventário do edifício e anexos mandado fazer por ordem do Dr. Manuel Fernandes, comendador da Ordem Militar de São Bento de Aviz, chantre da Santa Igreja Patriarcal de Lisboa, provisor vigário geral e governador interino no espiritual de todo o Patriarcado, da Prelazia de Tomar e do Grão-Priorado do Crato pelo cardeal patriarca de Lisboa, e tendo sido destacado o Dr. António Marques Fragoso Pais, desembargador da Relação Eclesiástica do Patriarcado e da secção Superior do Recurso Pontifício, de receber por inventário e pôr em arrecadação segura todas as alfaias e mais objectos (1869).

Inclui a composição do cartório (feito na grade do Convento, por ainda existir a clausura), de breves apostólicos, indulgências e graças concedidas às religiosas, de várias cartas da Irmandade, outras directivas e espiriruais, entre outros. Assinaram este inventário a madre vigáriaTeresa Clara de Jesus Maria José, e a escrivã soror Maria Filomena de Nossa Senhora das Necessidades, e o funcionário da repartição de Fazenda, em 16 de Agosto de 1869.

O encarregado do cartório da repartição de Fazenda, Eduardo Potres recebeu estes livros e documentos, em 26 de Agosto de 1869.

Reúne documentação do Asilo D. Maria Pia (escola profissional): ofícios do Museu Nacional de Arte Antiga sobre a remoção de figuras de barro do Presépio, relação de objectos (quadros, peças do Presépio, tapetes persas, painéis quinhentistas), entre outros.

Contém a relação de livros e documentos de despesas, notícia da fundação do Convento, entre outros que foram entregues pela Academia Real de Belas Artes de Lisboa, para serem restaurados no Asilo - instalado no antigo Palácio do Marquês de Niza, confrontando pelo Norte com o Convento da Madre de Deus - (1869).

Por Portaria de 19 de Julho, e de 16 de Agosto de 1869, o edifício e cerca do Convento foram cedidos provisoriamente à administração do Asilo.

No ano seguinte ao da tomada de posse, foi erecta na Igreja do Convento, a Irmandade de Nossa Senhora da Madre de Deus, sendo o compromisso aprovado por Alvará de 18 de Abril desse ano.
Physical location
Ministério das Finanças, Convento da Madre de Deus de Xabregas de Lisboa, cx. 1949
Original numbering
IV/I/70 (1) a IV/I/70 (10) - caixa 74
Language of the material
Português
Notes
Documento selecionado para o projeto "Lx Conventos: Da cidade sacra à cidade laica. A extinção das ordens religiosas e as dinâmicas de transformação urbana na Lisboa do século XIX.", financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (PTDC/CPC-HAT/4703/2012). Este projeto tem como Instituição Proponente o Instituto de História de Arte, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa, que decorreu entre Maio de 2013 e Abril de 2015.
Creation date
19/03/2009 00:00:00
Last modification
12/07/2016 10:18:57