Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Inventário de extinção do Convento de Nossa Senhora da Quietação de Lisboa

Description level
File File
Reference code
PT/TT/MF-DGFP/E/002/00067
Title type
Atribuído
Date range
1856 Date is certain to 1928 Date is certain
Dimension and support
1 proc., 1 planta (309 f.); papel
Scope and content
O Convento pertencia à Ordem dos Frades Menores (Ordem de São Francisco), também era conhecido por Convento de Religiosas Flamengas de Alcântara, ou Calvário, estava situado na esquina da Rua 1º de Maio - ao Calvário, freguesia de São Pedro de Alcântara, extra-muros da cidade Lisboa -, com a Rua Leão de Oliveira, a Oeste do Palácio Real.

Este Convento era de Religiosas Descalças da primitiva Regra de Santa Clara, chamadas vulgarmente Flamengas, porque as fundadoras fugindo da perseguição dos calvinistas dos Países Baixos de Alemanha, vieram refugiar-se em Portugal, no ano de 1582, no reinado de Filipe II, mandando-as recolher no Mosteiro da Madre de Deus, e depois na Ermida de Nossa Senhora da Glória. Em 1586 passaram para o Mosteiro de Alcântara, após a conclusão das obras de edificação do edifício, custeadas pelo monarca.

Em frente deste, situava-se o Convento do Calvário, edificado cerca de 1600, e em cuja antiga igreja foi instalada uma esquadra de polícia.

Foi extinto em 9 de Dezembro de 1887, por morte da última religiosa.

Contém o inventário geral dos bens, e a minuta, do Convento feito pelo prior João dos Santos da Mata, da freguesia de Santos-o-Velho, e escrito por Joaquim António Gonçalves, 2.º oficial da Repartição da Fazenda do distrito de Lisboa (1860).

Integra o inventário, estando presentes a madre abadessa Leonor da Conceição (no locutório do Convento), Joaquim António Gonçalves, o prior João dos Santos da Mata - que nomeou José Joaquim de Almeida e Guilherme António da Costa Freire para descreverem e avaliarem o Convento, a cerca, e edifícios anexos, bem como António de Oliveira Campos e Silva para avaliar as alfaias, os objectos de ouro e prata -, encarregue pelo doutor provisor e vigário geral interino do Patriarcado para a inventariação, entre outros (1860).

Inclui mapas de bens, rendimentos do Convento, pessoal, de despesa, seculares, dívidas activas e passivas (1856), assinados pelo prior João dos Santos da Mata, abadessa soror Maria Leonor da Conceição, e Joaquim António Gonçalves, em 22 de Fevereiro de 1860.

As alfaias, vasos sagrados e mais objectos de culto foram entregues à autoridade eclesiástica, à Academia Nacional de Belas Artes, ao Museu Nacional, e todos os livros à Inspecção das Bibliotecas.

Os livros impressos e manuscritos foram avaliados por Luís Carlos Rebelo Trindade, conservador da Bilioteca Nacional, em 22 de Outubro de 1887.

Existiam missais romanos (editados em Lisboa, Antuérpia, Veneza, séc. XVII-XIX), breviários, "Livro do princípio e fundação deste Real Convento (das Flamengas) mandado fazer pela madre Soror Maria Leonor de Santa Rosa", (1728), tratados de quiromancia, exame militar, tratado de arquitectura, princípios de perspectiva para a pintura, e modos de preparar tintas, obituário das religiosas flamengas, hagiologias, entre outros.

Integra notas sobre processos de bens imóveis, situados no concelho de Portel, distrito de Évora, acerca do suprimido Convento do Calvário de Lisboa, também designado por Recolhimento do Calvário de Lisboa (1887).

Reúne folhas de gratificação, bem como a relação dos objectos a serem recolhidos no Museu de Belas Artes e Arqueologia (1887).

Contempla a planta do Convento, desenhada pelo arquitecto Manuel Vítor Rodrigues (Lisboa, 22 de Janeiro de 1888).

Contém o Decreto de 28 de Junho de 1889, da concessão provisória do edifício do Convento à condessa de Sampaio e moradores da freguesia de Alcântara, nomeadamente o conde de Sabugosa, conde do Restelo, Constantino Ferreira, mestre da Fábrica da Companhia Aliança Fabril, conde de Burnay, para o estabelecimento de um instituto de beneficência operária (1889).

Por Decreto de 25 de Abril de 1889, foram concedidos à Irmandade de Nossa Senhora da Quietação, a Igreja, prédios e objectos de culto. Erecta há mais de duzentos anos na Igreja, a Irmandade tomou posse dos bens, assistiram ao acto o Dr. Manuel Joaquim Carrilho Garcia, José António Rodrigues Chaves, escriturário da Fazenda, Manuel Inácio Firmino Estrela, o Dr. José Alexandre de Campos, entre outros (16 de Setembro de 1889).

Inclui a relação dos paramentos, alfaias, imagens, mobília e mais pertences (1889).

Contempla ofícios da Secretaria de Estado dos Negócios do Reino, de 1891, a solicitar o edifício do Convento para a instalação de um quartel, e a cerca para a contrução de cavalariças para acomodar setenta e seis cavalos pertencentes à Guarda Municipal de Lisboa, entre outros. Compreende a cópia da contestação da Fazenda Nacional contra os autores Baltasar António Sinel de Cordes e sua mulher D. Mariana Clementina Braancamp Loduvice da Gama, assinada por Agostinho Barbosa de Sottomayor, delegado da 6.ª Vara, entre outros.

Contém também o auto de posse do edifício do extinto Convento e cerca, concedido à Comissão executiva, do Instituto Ultramarino - criado por Decreto de 11 de Janeiro de 1891, destinado à protecção das famílias dos oficiais e praças da Armada, e dos Exércitos do Continente e das Províncias Ultramarinas, e dos funcionários civis que ficaram desprovidos de meios, por terem os seus chefes falecido em serviço do Estado nos territórios portugueses de África, Ásia e Oceânia.
Physical location
Ministério das Finanças, Convento de Nossa Senhora da Quietação de Lisboa, cx. 1963
Original numbering
IV/I/88 (1) a IV/I/88 (17) - caixa 86
Language of the material
Português
Notes
Documento selecionado para o projeto "Lx Conventos: Da cidade sacra à cidade laica. A extinção das ordens religiosas e as dinâmicas de transformação urbana na Lisboa do século XIX.", financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (PTDC/CPC-HAT/4703/2012). Este projeto tem como Instituição Proponente o Instituto de História de Arte, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa, que decorreu entre Maio de 2013 e Abril de 2015.
Creation date
19/03/2009 00:00:00
Last modification
04/01/2023 11:39:18