Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Inventário de extinção do Convento de Santa Marta de Jesus de Lisboa

Description level
File File
Reference code
PT/TT/MF-DGFP/E/002/00075
Title type
Atribuído
Date range
1856 Date is certain to 1905 Date is certain
Dimension and support
1 proc., plantas (979 f.); papel
Scope and content
O Convento pertencia à Ordem dos Frades Menores (Ordem de São Francisco), estava situado na Rua de Santa Marta, freguesia do Coração de Jesus, 3.º Bairro de Lisboa. Foi extinto em 15 de Dezembro de 1887, por morte da última religiosa.

Em 22 de Fevereiro de 1888, a Fazenda Nacional tomou posse definitiva do Convento e mais bens.

Contém inventários de bens imóveis (rústicos e urbanos) e dos bens móveis, igreja, cerca e anexos, alfaias, objectos de culto, profanos e preciosos, autos de avaliação e descrição de foros, de prazos, mapas de dívidas activas e passivas do Convento, de seculares, mapas de foros, censos, pensões e mais rendimentos do suprimido Convento de Santa Joana, organizado por José Maria de Lima, encarregado da secção de empregados nos serviços dos bens e rendimentos dos conventos suprimidos no distrito de Lisboa, processos instaurados para avaliação de foros sendo administrador substituto do concelho de Arruda Jerónimo de Lima Pais de Sande e Castro, e escrivão da Fazenda José Carlos Playart Clamouse, planta do Convento (1899).

Inclui termos de entrega de objectos, e do cartório (livros de assentos e óbitos das religiosas, Compromisso da Irmandade de Nossa Senhora da Conceição e São Francisco de Borja erecta no Convento, "Livro primeiro das entradas e profissões ordenado pela madre soror Maria do Presépio, fundadora e primeira abadessa do Mosteiro de Santa Marta" (1583), "Martirologium Romanum" editado em Antuérpia, entre outras obras impressas, algumas em espanhol) quer à Ordem Terceira de São Francisco do Campo Grande, à Inspecção Geral das Bibliotecas e Arquivos Públicos, ao Museu de Belas Artes e Arqueologia, e ao prelado.

Contém uma planta da escola do magistério primário.

Contempla documentação do filho do conde do Redondo, antigo proprietário do Palácio de Santa Marta e quinta, contíguos ao Convento e vendidos à Companhia do Bairro Camões.

Contém documentos da Associação Devota da Irmandade Conceição da Virgem Maria, vulgo Associação Devota de Nossa Senhora de Lourdes, erecta na Igreja do Convento de Santa Marta, desde 16 de Abril de 1873, e legalizada por alvará do governador civil, de 1 de Julho de 1880.

Integra a brochura dos "Estatutos da Venerável Irmandade dos Cérigos Pobres com o título da Caridade e Protecção da Santíssima Trindade". Lisboa: Tip. Adolfo, Modesto & C.ª. 1887. 49 p., bem como documentos da Irmandade dos Clérigos Pobres (hospício do clero) estabelecida no extinto Convento de Santa Marta, conforme Carta de lei de 13 de Julho de 1889.

Compreende também, duas brochuras (relativas às desavenças entre os irmãos da Irmandade do Santíssimo Sacramento da paroquial do Coração de Jesus, e o pároco Eduardo António Ribeiro Cabral), intituladas a "Fotografia do Carácter Moral do padre Eduardo António Ribeiro Cabral, prior da freguesia do Coração de Jesus em Lisboa, oferecida ao cardeal patriarca, bispos, reitores diocesanos, e professores de moral nos seminários em Portugal". Lamego: Ed. A. F. da Silva Barata. 1896. 12 p., a "Carta da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Paroquial do Coração de Jesus ao cardeal patriarca de Lisboa", Lisboa: tip. Vicente da Silva & C.ª. 1897. 12 p.

Inclui o Decreto de 18 de Maio de 1905, da concessão do pátio e casa, anexos ao Convento (anteriormente na posse da paróquia do Santíssimo Coração de Jesus), à administração do Hospital de São José, entre outros.

A documentação menciona bens situados nos concelhos de Lisboa, Alenquer, Almada, Arruda, Cascais, Loures, Mafra, Olivais, Sobral de Monte Agraço, Setúbal, Sintra, Torres Vedras, Torres Novas, entre outros.
Physical location
Ministério das Finanças, Convento de Santa Marta de Jesus de Lisboa, cx. 1980 a 1981
Original numbering
IV/A/16 (1) a IV/A/16 (55) - caixa 97, 97-A
Language of the material
Português
Notes
Documento selecionado para o projeto "Lx Conventos: Da cidade sacra à cidade laica. A extinção das ordens religiosas e as dinâmicas de transformação urbana na Lisboa do século XIX.", financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (PTDC/CPC-HAT/4703/2012). Este projeto tem como Instituição Proponente o Instituto de História de Arte, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa, que decorreu entre Maio de 2013 e Abril de 2015.
Creation date
19/03/2009 00:00:00
Last modification
12/07/2016 10:19:25